Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/11/2020-17h54

Seminário de Iniciação Cientifica e 6ª Semana Integrada acontecem na Udesc Ceart

Udesc Ceart divulga a programação do evento que acontecerá em duas semanas

Seminário com Javier Jorge acontecerá dia 18.  Imagem: divulgação.
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza até o dia 30 de novembro a 6ª Semana Integrada do Ceart. O evento, que tradicionalmente leva arte e cultura para diversos espaços culturais fora da universidade, este ano acontece online e faz parte da programação do Seminário de Iniciação Cientiífica da Udesc.

Em 2020, o evento não será apenas em uma semana, ele acontecerá durante 15 dias. Segundo a coordenação, isso se dá em virtude de um melhor aproveitamento, já que o evento é virtual e assim a atenção às telas de computadores e outros dispoitivos não se torne desgastante aos visitantes e participantes em geral. 

“O coração da Semana Integrada é a apresentação dos resultados de pesquisa pelos bolsistas de Iniciação Científica”, explica a diretora assistente de pesquisa e pós-graduação do Ceart, Monique Vandresen. "Os estudantes que conduzem ou participam de projetos de pesquisa descobrem que esse trabalho transforma seus anos de graduação. Em vez de receber informações de forma passiva, eles estão procurando novas informações, fazendo suas próprias conexões. Este trabalho se traduz em habilidades profissionais e oferecem uma preparação valiosa, tanto na pesquisa quanto na inovação”, completa Monique. 

Para professores, alunos da pós-graduação e das licenciaturas, um destaque na programação é o "XIX Seminario virtual de e-learning para professores universitarios", da Universidad Católica de Ávila (España). O seminário está dividido em 5 palestras de uma hora cada (45 min de apresentação e 15 min de perguntas. A mesma palestra é oferecida em duas turmas, às 13h ou às 14h30, e a participação é gratuita. 

Na quarta-feira da próxima semana, 25 de novembro, um dos destaques do seminário é a participação da professora Bruna Velásquez, do  Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) da UFRJ, que falará sobre maternidades, paternidades, pesquisa e confinamento. Ainda, na próxima semana acontece a roda de conversa com bolsistas de iniciação científica e a palestra da professora peruana Lúcia Cubas, que abordará criticamente o Design de Moda e a construção e exploração de vestuários como dispositivos performativos e políticos. "Como designer de moda e acadêmica, ela se interessa por questões de gênero, biopolítica e práticas globais sobre moda", acrescenta Monique Vandresen. 

Assista aos vídeos disponíiveis no YouTube do Seminário com a participação de todos os centros da Udesc.

Programação

Para todos os: Apresentações dos Bolsistas de Iniciação Científica da Udesc Ceart acessando aqui.
 
16/11: "XIX Seminario virtual de e-learning para professores universitarios", da Universidad Católica de Ávila (España). 1º Sesión: Estrategias para la enseñanza virtual de ciencia y tecnologia Ponente: Dr. Diego Vergara. Turmas às 13:00 e às 14:30.

17/11: "XIX Seminario virtual de e-learning para professores universitarios", da Universidad Católica de Ávila (España). 2º Sesión: Estrategias para la enseñanza virtual de las ciencias sociales. Ponente: Dr. Ricardo Reier. Turmas às 13:00 e às 14:30. Faça a inscrição aqui

18/11: "XIX Seminario virtual de e-learning para professores universitarios", da Universidad Católica de Ávila (España). 3ª Sesión: Estrategias para el diseño y desarrollo de la metodología de clase invertida. Ponente: Dr. Javier Jorge. Turmas às 13:00 e às 14:30. Faça sua inscrição aqui.  

19/11: "XIX Seminario virtual de e-learning para professores universitarios", da Universidad Católica de Ávila (España). 4ª Sesión: Evaluación en ambientes de formación apoyados con TIC. Ponente: Dra. Eva Ordoñez. Turmas às 13:00 e às 14:30. Faça a inscrição aqui

20/11: "XIX Seminario virtual de e-learning para professores universitarios", da Universidad Católica de Ávila (España). 5ª Sesión: La transformación de la enseñanza en ambientes virtuales de aprendizaje. Ponente: Dra. Lourdes Miguel. Turmas às 13:00 e às 14:30. Faça a inscrição aqui

24/11: Às 16h - roda de conversa com bolsistas de Iniciação Científica do CEART. Via Moodle Udesc.

25/11: Às 18h - Palestra  Maternidades, Paternidades, Pesquisa e Confinamento , com a professora Bruna Velásquez, do  Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) da UFRJ, no Canal da DPPG-CEART no Youtube.

25/11: Às 19h30 - Palestra Design de moda e a construção e exploração de vestuários como dispositivos performativos e políticos, da professora peruana Lúcia Cubas (Parsons, NYC).  Como designer de moda e acadêmica, Cuba se interessa por questões de gênero, biopolítica e práticas globais sobre moda. Canal da DPPG-CEART no Youtube.

Outras atividades - em qualquer horário:
- Oficina Preencher o Lattes sem sofrimento. Acesse aqui
- Palestra Lattes e ORCiD: visibilidade para sua produção científica. Acesse aqui.  

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h