Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/01/2020-13h04

Servidor e aluno da Udesc podem inscrever propostas em editais de apoio à inovação

Editais do Inventor e da Prospecção Tecnológica foram publicados pela Cipi - Foto: Jonas Pôrto
Seguem abertas as inscrições para dois editais internos lançados pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio da Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi), voltados a servidores e estudantes da instituição: o do Inventor e o da Prospecção Tecnológica. Acesse os editais no site.

Com inscrições até 31 de março, o Edital de Prospecção Tecnológica é destinado aos grupos de pesquisa da Udesc e contemplará até dez propostas com um serviço de assessoria em gestão da propriedade intelectual que verifica o atual estado da técnica e as tendências tecnológicas relacionadas a um determinado problema tecnológico.

Para as propostas selecionadas, serão feitos um levantamento de documentos de patentes que descreverão as soluções tecnológicas e uma predição de possíveis tendências do seu desenvolvimento. O objetivo é auxiliar os grupos de pesquisa a definirem suas futuras pesquisas.

O serviço será realizado por empresa especializada contratada pela Udesc e os relatórios serão disponibilizados para toda a comunidade de pesquisa da instituição, para ampliar seus benefícios.  

Edital do Inventor

Já o Edital do Inventor é uma seleção de fluxo contínuo, destinada a professores, técnicos e alunos de graduação e de pós-graduação da Udesc que tenham interesse em proteger suas invenções por meio da propriedade intelectual, mais especificamente por meio do depósito de pedidos de patentes.

As inscrições poderão ser feitas a qualquer tempo, por meio do formulário eletrônico no site da Cipi, até 31 de outubro.

Às invenções selecionadas, serão concedidas buscas de anterioridades e relatórios descritivos para entrada no depósito do pedido de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Os processos serão realizados por empresa especializada na área contratada pela universidade.  

Lançamento oficial

Os dois editais foram anunciados em novembro do ano passado, em evento no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis, quando ocorreu uma palestra de sensibilização para inovação e iniciação para propriedade intelectual, ministrada pela Cerumar Serviços, empresa contratada para a gestão de propriedade intelectual na Udesc.

O evento também teve apresentações da Cipi e do projeto Fortalece NIT Udesc, referente ao Núcleo de Inovação Tecnológica.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cipi.reitoria@udesc.br.

Siga a Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Editais do Inventor e da Prospecção Tecnológica foram publicados pela Cipi
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h