Pessoas que desejam apresentar trabalhos e ouvintes podem se inscrever no evento pelo site da associação.
De 4 a 6 de dezembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) sediará o
XVII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura - ABCiber. Sob o tema "Arte, comunicação e educação em tempos de eventos climáticos extremos", o evento será híbrido. As atividades presenciais acontecerão no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), no auditório Professora Maria Cristina Pessi e na Galeria Jandira Lorenz, e no Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/CFH), em Florianópolis.
A escolha da temática dessa edição do Simpósio foi impulsionada pelos acontecimentos de maio no Rio Grande do Sul, somados às reflexões e ações decorrentes. O período para submissão de propostas de resumo expandido, nas categorias Painel Temático ou Mesa Coordenada, está aberto até 31 de outubro.
Os trabalhos devem ser desenvolvidos com base nos sete Eixos Temáticos descritos na
call for papers disponível
nesta página. As apresentações de artigos dos painéis temáticos e mesas coordenadas acontecerão apenas na modalidade online. Já as mesas de conferência serão em formato híbrido.
Após a confirmação do aceite do trabalho enviado, os proponentes (incluindo coautores) devem realizar sua inscrição no
site da ABCiber e efetuar o pagamento de acordo com sua modalidade até o dia 15 de novembro. Apresentadores de trabalhos irão receber certificado de 20h. Também são aceitas inscrições de ouvintes.
A programação presencial inclui apresentação de keynote speaker e mesas de conferência. O Simpósio também contará com uma programação artística e cultural gratuita na Galeria Jandira Lorenz, no Bloco Central do Ceart e no Planetário do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. Essas atividades serão abertas à comunidade. Confira os dias e horários do que já está confirmado no final desta notícia.
Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura - ABCiber, a realização do simpósio é da Udesc, por meio do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Galeria Jandira Lorenz, Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) e Museu da Escola Catarinense (Mesc). O evento tem o apoio das Universidades Federais de Santa Maria (UFSM) e de Santa Catarina (UFSC) e do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae).
ATIVIDADES CONFIRMADAS
Keynote speakers
Lucas Bambozzi
Artista multimídia e pesquisador em novos meios. Produz vídeos, instalações, performances audiovisuais e projetos interativos, tendo trabalhos exibidos em mais de 45 países. Conduziu atividades pioneiras ligadas à arte na Internet no Brasil entre 1995 e 1999 na Casa das Rosas e no campo das mídias móveis entre 2007 e 2016. Dentre seus projetos mais recentes estão o filme Lavra (2021) lançado nos cinemas em 2022 e a exposição individual Solastalgia (2023) no MAC USP. É professor na FAAP nos cursos de artes visuais e na pós-graduação em arte contemporânea e cinema expandido.
Eugênio Trivinho
Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP). Coordenador Geral do CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura/PUC-SP, Pesquisador do CNPq (Bolsa de Produtividade). Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é Assessor 'ad hoc' do CNPq, da CAPES e da FAPESP. É membro do Conselho Editorial do 'The Conversation Brasil' desde 2023. É um dos fundadores da ABCiber, membro do Conselho Científico Deliberativo e foi presidente da instituição nos biênios 2007-2009, 2009-2011 e 2016-2017. Publicou, entre outras obras, 'Glocal: visibilidade mediática, imaginário bunker e existência em tempo real' (Annablume, 2012), 'A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada' (Paulus, 2007), 'O mal-estar da teoria: a condição da crítica na sociedade tecnológica atual' (Quartet, 2001) e 'Redes: obliterações no fim de século (Annablume; FAPESP, 1998). Nos últimos anos, coordenou, pelo CENCIB/PUC-SP, projetos bibliográficos desenvolvidos em contexto de intercâmbio internacional com o Dipartimento di Filosofia e Comunicazione da Università di Bologna (DFC/UNIBO), em cooperação com o CPS - Centro de Pesquisas Sociossemióticas, também do PEPGCOS/PUC-SP, para desenvolvimento de obra sobre as relações entre comunicação, processos semióticos e práticas de vida na cidade; e com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/ULisboa), para desenvolvimento de obra sobre as relações entre comunicação e cibercultura.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL
Mostra Efemera Imagem Fulldome - Ecopoéticas Emergentes VR - impulsionados por Ecopoéticas Emergentes que potencializam inovações nos modos de experienciação de imagens efêmeras através da música visual em ambientes imersivos, o festival EFEMERA Imagem Fulldome integra a programação do Simpósio. A curadoria é de Matheus Moreno, Andreia Oliveira, Ricardo Dal Farra e Cristiano Figueiró. Realizado pela Udesc e pelo Laboratório Interdisciplinar Interativo - LabInter/UFSM. Apoio: Understanding Visual Music - UVM (CeiArt/UNTREF), SUBVERSO (LABMUSAS/UFBA) e Planetário da UFSC
Efemera Imagem Fulldome
-
Abertura: 4 de dezembro. Serão realizadas duas sessões no período da manhã (das 9h às 10h e das 10h30 às 11h30) e duas no da tarde (das 14h00 às 15h00 e das 15h30 às 16h30).
-
Local: Planetário CFH/UFSC. Av. César Seara, 155 - Carvoeira.
Ecopoéticas Emergentes VR
-
Datas: 5 e 6 de dezembro. Período da manhã (das 9h00 às 12h00) e tarde (das 14h00 às 17h00).
-
Local: arredores Galeria Jandira Lorenz. CEART/UDESC. Av. Me. Benvenuta, 1907 - Itacorubi.
NIMIUM Mostra Coletiva do Grupo/Laboratório Arte e Design (PPGART-UFSM)
-
Sinopse: A mostra coletiva NIMIUM (termo originário do latim, traduzido como ‘demais’) propõe pensar sobre o excesso, no que tange, sobretudo, às ações humanas e às relações humano-planeta, que acarretam desequilíbrios e alteração no curso dos processos naturais, bem como os efeitos disso nos indivíduos e grupos. Na presente mostra coletiva, distintos olhares de um grupo de artistas-pesquisadores do Grupo Arte e Design percorrem universos interiores e exteriores, configurando, por diferentes meios e processos, formas de manifestação artística a partir do que foi visto, sentido, experienciado. Texto: Reinilda Minuzzi (editado). Artistas a serem confirmados.
-
Abertura: 4 de dezembro, às 17h30
-
Organização: Minuzzi, Laboratório Arte e Design, LAD, PPGART, UFSM.
-
Local: Galeria Jandira Lorenz. CEART/UDESC. Av. Me. Benvenuta, 1907 - Itacorubi.
Video mapping e Live Cinema Fernando Codevilla
-
Abertura: 5 de dezembro, às 18h30
-
Organização: Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais, LABART, PPGART, UFSM.
-
Local: CEART/UDESC Av. Me. Benvenuta, 1907 - Itacorubi.
Para mais informações, acesse o
site do evento.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350