Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/09/2020-20h37

Simulação de eleição online na Udesc é avaliada de maneira positiva por gestores

Universidade fará uso de ferramenta virtual de votação enquanto durar pandemia - Foto: Luiz Eduardo Schmitt
Na última quinta-feira, 17, a comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participou de uma simulação de eleição online por meio da plataforma Helios Voting.

Quase 1,6 mil alunos, professores e técnicos realizaram a votação pela internet, após receberem orientações por e-mail. A avaliação do processo por parte dos gestores envovidos foi positiva.

A simulação serviu como teste para aplicação do Helios Voting em pleitos para escolha de representantes de estudantes e de servidores em órgãos de deliberação, comissões e comitês da instituição, além de ajudar a familiarizar a comunidade universitária com a ferramenta .

Para o pró-reitor de Planejamento da Udesc, Márcio Metzner, o processo transcorreu muito bem. "Temos pequenos ajustes de procedimentos que se fazem necessários. Em relação ao sistema, ocorreu apenas um erro pontual, que foi solucionado pela equipe técnica", avalia.

A votação-teste envolveu as equipes da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e das coordenações de Informática dos centros da universidade. Na simulação, foi solicitado aos votantes que escolhessem onde preferem passar as férias e qual seria o meio de locomoção. Com 61% dos votos, a maioria votou que prefere passar as férias na praia e, com 50% de votos, que prefere viajar de carro. 

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Moraes Nunes, a Udesc está preparada para realizar eleições para órgãos colegiados internos de forma online. "Inclusive, temos vários centros já com editais abertos", reforça.

Nunes e Metzer dirigiram o grupo de trabalho responsável por estudar alternativas para eleições internas na Udesc por conta da pandemia do novo coronavírus.

Resolução aprovada pelo Consuni

O Conselho Universitário da Udesc (Consuni) aprovou a Resolução nº 057/2020, que estabelece regras para adoção de sistema de votação eletrônica online na escolha de representantes docentes, discentes e técnicos em órgãos de deliberação, comissões e comitês da instituição. A medida é válida enquanto durar o estado de calamidade pública em Santa Catarina em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A universidade definiu que será usado o sistema de votação online Helios Voting, que assegura a inviolabilidade e a segurança das votações. O software já é utilizado por outros órgãos públicos e instituições de classe. O programa assegurará o voto direto e secreto, além de fiscalização e auditoria, entre outras características necessárias para eleições.

Editais suspensos poderão ser retificados

Com isso, os centros da Udesc que tiveram editais suspensos em razão da pandemia poderão realizar os certames de forma online, retificando o edital original.

Os editais de eleição deverão prever que seja utilizado somente o e-mail institucional de cada eleitor para o recebimento da senha para o acesso ao sistema de eleição online, cabendo aos eleitores a verificação prévia desse recebimento.

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc (Setic) será responsável pela instalação, hospedagem, administração e backup do sistema de votação, além da capacitação e do suporte às coordenadorias de Informática de todas as unidades.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h