Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/02/2023-17h40

Trabalhos de conclusão de curso da Udesc são selecionados em edital do Itaú Cultural

Apresentação do TCC de Túlio Fernandes, na Udesc. Foto: Lucy Pina
Dois trabalhos de conclusão de curso realizados na Licenciatura em Teatro do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foram contemplados no edital “ a_ponte : cena do teatro universitário 2022/2023”, do Itaú Cultural. Neste terceiro edital de seleção de trabalhos de pesquisa estudantil em Artes Cênicas, os trabalhos de Laís Costa e Silva e Túlio Fernandes Silveira ficaram entre os 20 escolhidos de todo o Brasil.

O ofício do/a professor/a de Teatro

Como é ser professor de teatro? O que faz um professor de teatro e, principalmente, como o faz? Questões como estas guiaram Túlio Fernandes Silveira em seu TCC, intitulado "Navegações entre arte e docência: cartas sobre o ofício de professor(a) de Teatro”, sob orientação da professora Heloise Baurich Vidor.

Filho de professores, e tendo exercido também a docência, ele busca em seu trabalho - no campo da pedagogia das Artes Cênicas - refletir sobre o ofício do professor de Teatro a partir de cartas trocadas com três professores/as que marcaram sua trajetória - uma delas ainda na infância, por meio do grupo de teatro da escola, e outros dois na universidade.

“Procuro evidenciar as marcas positivas deixadas por professores e professoras que me inspiram a seguir por esse caminho de formação. Assim, pretendo lançar luz à figura do(a) professor(a), valorizando esse(a) "personagem" e exemplificando modos de ser professor(a) de teatro que me atravessaram/impactaram, para então se pensar a figura do(a) professor(a), a minha ação professoral e os diferentes modos possíveis de colocar esse ofício em prática”, afirma ele em seus escritos.

Seu trabalho foi desenvolvido na estrutura de um jogo, no qual as cartas trocadas fornecem “pistas” na condução de sua escrita e de suas reflexões sobre o tema, em diálogo com autores e pensadores da área. Com a graduação na Licenciatura em Teatro em 2022, Túlio segue atualmente no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Udesc, na área de Pedagogia das Artes Cênicas.

Sobre a seleção no edital, ele afirma: "Quando recebi a notícia da aprovação do TCC para o Edital do Itaú Cultural fiquei muito feliz e lisonjeado. Isso porque a pesquisa que desenvolvi reflete, de uma forma poética e colaborativa, sobre a nossa figura de professor(a) de Arte/Teatro na escola. Já que nossa profissão - de professor(a)-artista - está constantemente sendo diminuída, a aprovação desse trabalho em um edital tão relevante evidencia uma importância e uma valorização da docência em teatro".

Os Yanomami a partir de uma perspectiva artística

Já Laís Costa e Silva desenvolveu seu TCC sob orientação da professora Tereza Mara Franzoni, intitulado “A Queda do Céu: uma reflexão sobre a cosmologia Yanomami e sua visão sobre o futuro ancestral de uma perspectiva artística”.

Em seu TCC, ela aborda o processo de escrita e criação do material dramatúrgico concebido por ela para o vídeo-teatro "A Queda do Céu", baseado no livro de mesmo nome, de Davi Kopenawa e Bruce Albert (2015). Na obra, o ativista yanomami Davi Kopenawa relata ao etnólogo Bruce Albert sua vocação de xamã, o avanço do homem branco pela floresta, a ameaça aos Yanomami, entre outras questões.

A partir da montagem teatral, Laís se aprofunda em antropólogos e etnólogos pesquisadores sobre os Yanomami; e por fim, apresenta em seu trabalho a contribuição artística e política de convidados indígenas participantes do projeto "Artes indígenas em Diálogo: Ciclo de intercâmbios artístico-pedagógicos", coordenado pela professora Tereza Mara Franzoni. O projeto realizou em 2022 um evento homônimo, com atividades de caráter artístico-pedagógico e ciclos de intercâmbios com artistas e pesquisadoras indígenas atuantes no território nacional, nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design e Moda.

“O presente trabalho, espera contribuir para o conhecimento e a valorização dos povos originários, para o respeito às diferenças, para aquilo que temos chamado de natureza e para as comunidades tradicionais que tem seus territórios, sua cultura e seus corpos, invadidos e violados”, escreve Laís no artigo enviado ao Itaú Cultural, a partir de seu TCC.

Sobre o edital

O projeto a_ponte, do Itaú Cultural, é uma ação que visa destacar a importância dos programas de financiamento à pesquisa continuada nos bacharelados, nas licenciaturas e nos cursos técnicos nas áreas de artes e humanidades.

Na convocatória do Itaú Cultural, foram selecionados 20 artigos ou relatos de experiência enviados pelos participantes, a partir de trabalhos de conclusão de curso, pesquisas de iniciação científica e de iniciação à docência. Estes trabalhos escolhidos serão divulgados em formato de publicação digital. Os trabalhos selecionados em editais anteriores foram publicados em dois livros da série Pontilhados (edições de 2022 e 2021).

Os Trabalhos de Conclusão de Curso de Laís e Túlio também estarão disponíveis em breve para acesso digital na Biblioteca Universitária da Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Apresentação do TCC de Túlio Fernandes, na Udesc. Foto: Lucy Pina
  • Jogo desenvolvido por Túlio Fernandes para seu TCC. Foto: Acervo pessoal/divulgação
  • Apresentação do TCC de Laís Costa e Silva. Foto: Acerto pessoal/divulgação
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h