Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/01/2021-12h07

Udesc abre inscrições para evento de educomunicação em tempos de pandemia

Serão oito dias de eventos com dezenas de atividades,  conferências, oficinas e mesas-redondas. Arte: div.
Estão abertas a partir dessa semana as inscrições gratuitas para o VIII Colóquio Ibero-americano de Educomunicação e o IX Colóquio Catarinense de Educomunicação, com o tema "Educomunicação em tempos de pandemia: práticas e  desafios".

Os eventos ocorrerão de forma online entre 9 e 19 de março e são realizados pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Educom Floripa e ABPEducom SC, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), entre outros apoiadores. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento.

O objetivo é difundir e ampliar a discussão em torno da temática das interfaces entre Educação e Comunicação. Especialmente, por meio do aprofundamento na análise crítica das práticas pedagógicas educomunicativas, desenvolvidas em espaços escolares e não-escolares.

O público-alvo inclui pesquisadores, professores e estudantes das redes públicas e privadas de ensino básico, superior e de pós-graduação, agentes públicos municipais e profissionais da educomunicação. 

Todas as discussões envolvem cultura digital, a formação de professores, o desenvolvimento de uma prática pedagógica vinculada aos modos de ser e de viver de uma infância e juventude conectadas, dentro do contexto da pandemia do novo coronavírus. 

Programação densa

Durante oito dias, serão realizadas 16 atividades, totalizando 24 horas. Serão contemplados, entre outros, o debate sobre a prática pedagógica na escola básica e em contextos socioambientais, levando em conta a Agenda 2030 do desenvolvimento sustentável. A reflexão sobre a incorporação dos avanços tecnológicos à educação, em contexto ibero-americano, estará presente na fala de convidados do Brasil, Peru, Espanha e Portugal.

Estão previstas ainda duas grandes conferências, cinco palestras, socialização de pesquisas, quatro mesas redondas, sete debates e uma oficina. Sendo 10 palestrantes do Estado de Santa Catarina, dois de outros estados e cinco palestrantes estrangeiros. Toda a programação terá tradução em Libras.  As conferências, palestras, painéis e debates irão compor artigos que serão reunidos em um livro do evento. 

Oficina de Cobertura Colaborativa

Uma novidade deste ano é a Oficina de Cobertura Colaborativa, feita para e pelos inscritos. Poderão participar pesquisadores, estudantes, profissionais de diferentes áreas e toda e qualquer pessoa acima de 18 anos que tenham interesse em experienciar práticas educomunicativas com uso de diferentes linguagens e ferramentas midiáticas.

A proposta visa a criação de equipes (com capacidade máxima de 20 pessoas em cada uma delas) no total de 80 participantes para a realização da Cobertura Colaborativa (Cob-Colab), em quatro diferentes núcleos de produção: Vídeo, Design, Podcast e Textos para Web. Ao todo, serão 12 horas de conteúdos práticos e formativos, com certificação ao final do projeto.

A programação completa, os demais parceiros e mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site oficial

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Serão oito dias de eventos com dezenas de atividades,  conferências, oficinas e mesas-redondas.
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h