Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/09/2013-16h00

Udesc abre inscrições para novas turmas do Mestrado e do Doutorado em Teatro


O Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abre nesta segunda-feira, 2, inscrições para ingresso em novas turmas de alunos regulares nos cursos de mestrado e doutorado. Até 11 de outubro, os interessados podem se inscrever em uma das duas linhas de pesquisas oferecidas: Linguagens cênicas, Corpo e Subjetividade e Teatro, Sociedade e Criação Cênica.

Ao todo, serão oferecidas até 20 vagas para o mestrado e até 10 vagas para o doutorado, cujas turmas iniciam as aulas no próximo ano. As inscrições podem ser realizadas pessoalmente ou por procuração simples na secretaria do PPGT, localizada no Centro de Artes (Ceart), da Udesc, em Florianópolis, ou ainda pelo correio, conforme especificações do edital.

A linha Linguagens Cênicas, Corpo e Subjetividade se propõe a reunir pesquisadores que investigam a teoria e a prática da produção cênica nos seus diversos aspectos, com ênfase no trabalho criativo e na pedagogia do autor, as poéticas do corpo, do movimento e do teatro de animação.

O âmbito das pesquisas inclui aspectos fundamentais do teatro contemporâneo e dos processos de montagem e atuação cênica. Como horizonte teórico, busca-se a articulação com diferentes abordagens, incluindo conceituações literária, artísticas, filosóficas, estudos culturais e de gênero.

Já a linha de pesquisa Teatro, Sociedade e Criação Cênica aglutina pesquisadores cujos estudos estão relacionados com realizações espetaculares, processos pedagógicos e sócio-culturais. Por meio dos vínculos entre teatralidade e cultura, pontua-se a experimentação de processos de criação e seus procedimentos artísticos, pedagógicos e críticos-conceituais.

Essa linha abrange ainda a criação e a recepção do texto e do espetáculo, bem como os estudos voltados à criação e à produção da cena em diferentes momentos da história, incluindo o discurso da crítica e da historiografia das Artes Cênicas.

O Mestrado em Teatro da Udesc foi implantado em 2002 e, até o momento, já teve mais de cem dissertações defendidas, enquanto que o Doutorado em Teatro iniciou as atividades em 2009 e já conta com seis teses defendidas.

Atualmente na área de pós-graduação, a Udesc Ceart oferece também Mestrado e Doutorado em Artes Visuais, Mestrado em Design, Mestrado em Música e Especialização em Arte no Campo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleoceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h