Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/05/2019-17h32

Udesc abre neste sábado para atividades culturais do projeto Ceart Aberto à Comunidade

“Ceart Aberto à Comunidade” terá atividades para adultos e crianças neste sábado em Florianópolis. Foto: Laís Moser
Oficinas, apresentações artísticas, exposição, feiras e atividades específicas para crianças ocorrem neste sábado, 11, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no campus do Itacorubi em Florianópolis. Das 12h às 20h o centro estará aberto com o projeto “Ceart Aberto à Comunidade”, realizado pela sétima vez neste formato.

Para esta edição estão previstas as oficinas “Culinária Sabor, Saber e Saúde”, que abordará na prática o uso de plantas alimentícias não convencionais (Pancs) na gastronomia; “Corpo Som”, que propõe confluências entre o estudo da coordenação motora e a investigação musical e “Oficina de latas e batucada feminista, proposta por participantes do movimento Marcha Mundial de Mulheres.

Outras duas oficinas são apropriadas para crianças – uma delas é de desenho para animação e terá como tema “animação no fundo do mar”; a outra é sobre tipografia em carimbos. Para as crianças de 5 a 13 anos também haverá um espaço específico com jogos, oficinas e brincadeiras que exploram arte e criatividade.

Entre as apresentações artísticas, a apresentação musical “Piano Autoral” – recital de piano com composições de músicos da comunidade; e os espetáculos teatrais “Guerreiras Donzelas” - que narra por meio de dança, canto, música, artes marciais e teatro de animação a jornada da francesa Joana d’Arc e a chinesa Hua Mulan; e “Ogroleto”, peça que dialoga com questões contemporâneas do mundo das crianças e adultos possibilitando novas discussões acerca da cultura da infância, sua subjetividade, estética e poética.

Também está prevista a intervenção “Tum: Música é a resposta”, um espaço para improvisação de músicos iniciantes e profissionais e também de exposição de alguns instrumentos, onde o público poderá conhecer, experimentar e tocar; e um bate-papo sobre o case Tum Sound Festival, realizado em 2018 em Florianópolis.

Integram ainda a programação a exposição de cerâmica “Um toque de fogo”, de Marina Takase, e as feiras de artes, moda, artesanato, gastronomia e produtos orgânicos. Nesta edição estará presente também a FLAU - Feira Livre de Arte Universitária, com momento para sarau.

Confira o cartaz com a programação completa e acesse na página do projeto a descrição detalhada de cada atividade. Mais informações pelo e-mail ceartaberto@gmail.com.

>> Programação <<

> Oficinas


  • Oficina de culinária “Sabor, Saber e Saúde - Uso das plantas alimentícias não convencionais (Pancs) na Gastronomia” | 14h às 16h
Sinopse: Visa difundir conhecimento sobre cozimento, preparo de refeição e degustação, utilizando alimentos vegetais alternativos.
Público-alvo: Comunidade em geral
Vagas: 15. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Local: Copa da Udesc Ceart
Ministrante: Angela Rosária Barbosa de Assis

  • Oficina “Corpo Som” | 14h às 17h30
Sinopse: Esta prática propõe confluências entre o estudo da coordenação motora e a investigação musical. A vivência inicia com o reconhecimento e ampliação da percepção corporal, caminha para o estudo da voz e finaliza-se com experimentações de composições sonoras com objetos (sacolas, bolas, bastões, instrumentos musicais). Indicado para estudantes de artes visuais, música, canto, teatro, dançarinos e a comunidade em geral. Não é necessário ter conhecimento musical prévio, mas recomenda-se aos que tocam, que tragam seus instrumentos musicais.
Público-alvo: Cantores, músicos instrumentistas, bailarinos, atores, comunidade em geral
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Local: Sala Dança 1 – Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart
Ministrante: Elisa Schmidt, bailarina e estudante de canto e de flauta

  • Oficina de Latas - Marcha mundial de Mulheres | 14h às 18h
Sinopse: A Marcha Mundial de Mulheres utiliza latas de tintas para se fazer notar nos atos em defesa dos direitos das mulheres. A oficina consiste em decorar e preparar latas de tinta e baquetas enquanto se conta um pouco do que é a MMM. Após a confecção é feita uma batucada com as participantes.
Público-alvo: Mulheres
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Local: Sala de Cenografia – Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart
Ministrantes: Tathiana Zimmermann, Luciana Geroleti, Marlete Oliveira e Cristiane Larsen

  • Oficina Laboratório de Desenho | 14h30 às 15h30
Sinopse: Nesta oficina a proposta é trabalhar com o desenho para a animação com crianças, explorando a atividade do desenhar como comunicação, percepção, ação e invenção. O tema da atividade será “animação no fundo do mar”. A ação faz parte das ações do programa de extensão “Entre Livros, Tipos e Desenho: interlocuções da cultura gráfica”.
Público-alvo: Crianças de 6 a 11 anos
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Local: Sala Teatro-Educação – Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart
Ministrante: Maria Eduarda Marcelino, aluna da 2ª fase do curso de Design e bolsista do programa de extensão

  • Oficina “Tipografia em carimbos e a composição da página tipográfica” | 15h30 às 16h30
Sinopse: A oficina é promovida pelo programa de extensão “Entre Livros, Tipos e Desenho: interlocuções da cultura gráfica”, que tem como objetivo geral promover atividades interdisciplinares que integrem a universidade à comunidade a partir de ações que envolvam os livros, a tipografia e o desenho como expressão cultural, comunicacional e artística no cenário catarinense.
Público-alvo: Crianças de 6 a 11 anos
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Local: Sala Teatro-Educação – Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart
Ministrante: Letícia Schuelter de Lima, aluna do curso de Design da Udesc

> Apresentações artísticas


  • Intervenção musical “Tum: Música é a Resposta” | 12h às 17h
Sinopse: Com equipe Tum Sound Festival. Espaço para improvisação de músicos iniciantes e profissionais e também de exposição de alguns instrumentos, onde o público poderá conhecer, experimentar e tocar, promovendo o conhecimento, a integração e o despertar da música.
Local: Deck da Udesc Ceart

  • Intervenção sonora “Ponto de Escuta com programa de extensão Radiofonias” | 15h às 17h
Sinopse: Ponto de Escuta, um espaço para escuta dos programas de arte sonora, música experimental, poesia e paisagem sonora, radioarte, radioteatro e experimentações sonoro-vocais veiculadas no programa de rádio Radiofonias, que vai ao ar semanalmente na Rádio Udesc Florianópolis (100.1).
Radiofonias é um programa de extensão da Udesc Ceart que se propõe enquanto espaço de veiculação de invenções sobre voz, arte sonora, música experimental, silêncios incidentais e proposições sonoras para escutas expandidas.
Público-alvo: Livre.
Local: Sala de Leitura/Sala de Escuta – Departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart

  • Piano Autoral | 16h
Sinopse: Aberto à participação de pianistas da comunidade, o Piano Autoral é um recital que incentiva o compartilhamento de composições ao piano, com espaço para uma troca de ideias sobre as criações de cada um.
Local: Auditório do Departamento de Música (DMU) da Udesc Ceart
Coordenação: Felipe Paupitz Schlichting

  • Espetáculo teatral “Guerreiras Donzelas” | 16h30
Sinopse: Guerreiras Donzelas tece em sua trama os fios das histórias de duas guerreiras: a francesa Joana d’Arc e a chinesa Hua Mulan. A peça narra por meio de dança, canto, música pentatônica, artes marciais e teatro de animação a jornada heroica desses mitos de libertação feminina. A música ao vivo recria a estética do teatro oriental mesclando-a à narrativa ocidental. Estes ingredientes cativam a atenção da audiência infanto-juvenil e envolvem emocionalmente o público adulto.
Por: Grupo Mulheres em Cena
Ficha técnica: Direção de Brígida Miranda | Dramaturgia e concepção: Jussyanne Emidio e Luane Pedroso | Direção Musical: Massashi Murahara | Elenco: Jussyanne Emidio, Luane Pedroso, Massashi Murahara | Coreografia: Débora Zamarioli | Design de Luz: Daiani Brum
Público-alvo: Jovens e adultos
Local: Espaço 1 (DAC) - Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart

  • Espetáculo Teatral Ogroleto | 19h
Sinopse: Uma criança que descobre que não é igual às outras. E tem que aprender aceitar e lidar com essa diferença. Com a dificuldade de adaptação, o sentimento de inadequação a frustração que envolvem este a descoberta.
Esse é o contexto de Ogroleto de Suzanne Lebeau, uma obra que dialoga com questões contemporâneas do mundo das crianças e adultos possibilitando novas discussões acerca da cultura da infância, sua subjetividade, estética e poética.
Por: Grupo Teatral Pavilhão da Magnólia
Público-alvo: livre
Local: Hall do bloco amarelo (BAM) – Udesc Ceart


> Roda de conversa


  • Bate-Papo sobre o Case Tum Sound Festival | 13h30 às 16h
Com Ivanna Tolotti
Local: Auditório do bloco amarelo BAM – Udesc Ceart


> Exposições


  • Exposição “Um Toque de Fogo” | 13h às 19h
Exposição de Marina Takase. Curadoria de Rosana Bortolin
Local: Hall da Reitoria da Udesc.
*Ação educativa sobre a exposição às 15h30 com Fernanda Soares

> Feiras


  • Feira Gastronômica | 12h às 17h30
Gastronomia artesanal para todos os gostos
Local: Deck da Udesc Ceart

  • Feira de Artes, Moda e Artesanato | 12h às 17h30
Alunos, ex-alunos e comunidade expondo produtos e arte, moda e artesanato.
Local: Deck da Udesc Ceart e Hall do Bloco Amarelo (BAM)

  • FLAU | 12h às 17h30
Feira Livre de Arte Universitária e sarau
Local: teatro de Arena – Udesc Ceart

  • Feira de Produtos Orgânicos | 12h às 17h30
Mini feira de produtos orgânicos da agricultura familiar catarinense.
Local: Deck da Udesc Ceart

> Espaço Criança | 13h30 às 16h


Sinopse: Jogos, contação de histórias e muita arte e criatividade para crianças dos 5 aos 13 anos
Público-alvo: Crianças dos 5 aos 13 anos (menores de 5 anos só podem participar acompanhados dos pais ou responsável)
Local: Entrada da Udesc Ceart
Coordenação: Programa de Extensão Life - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Udesc Ceart)

> Disponibilização de salas para estudos e ensaios | 13h às 18h


Para estudantes e comunidade externa. Verificar salas disponíveis no dia do evento, no setor de protocolo-recepção da Udesc Ceart. A utilização de laboratórios é condicionada à presença de técnico específico. Para verificar a disponibilidade dos laboratórios, é necessário enviar previamente e-mail para ceartaberto@gmail.com. Esta solicitação será priorizada para a utilização dos laboratórios por grupos (não solicitações individuais).

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h