Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/12/2017-19h27

Udesc abre processo seletivo para mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arte: Luiza Tavares de Faria/Núcleo de Comunicação Ceart
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abrirá no dia 14 de fevereiro de 2018 as inscrições para o processo seletivo de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV). As inscrições encerram no dia 6 de abril e os selecionados iniciam as aulas no segundo semestre.

Serão até 18 vagas para o mestrado e dez para o doutorado. Também serão oferecidas duas vagas complementares no mestrado e no doutorado para candidatos estrangeiros e mais duas para cada curso para alunos oriundos das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste ou profissionais vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) dessas regiões.

O programa estrutura-se em três linhas de pesquisa:
  • “Processos Artísticos Contemporâneos”: Contempla pesquisas ligadas a diferentes modos e meios artísticos articulando a prática processual e de experimentação com a reflexão crítica e teórica.
  • “Teoria e História das Artes Visuais”: Contempla pesquisas sobre experiências, sensibilidades e percepções artísticas e estéticas e que envolvem uma articulação no tempo-espaço. Reconhecendo a distância entre aquilo que um dia foi vivido e percebido e aquilo que se pode considerar como injunções e desdobramentos, assimilações e ressignificações. A linha enfatiza um pensamento conceitual e metodologicamente atento ao objeto e aos sentidos que é possível alcançar.
  • “Ensino das Artes Visuais”: Contempla pesquisas sobre os diversos contextos do Ensino das Artes Visuais, considerando seus aspectos comunicacionais, inteligíveis e sensíveis, estéticos e artísticos. As investigações abrangem os processos formais e não formais de ensino, destacando-se as ações inclusivas, o desenho infantil ou para a criança, a formação do educador, a estética do cotidiano, a educação alternativa ou em espaços alternativos, bem como a educação voltada para as novas mídias e a arte criada a partir desses recursos.
As informações completas, os documentos necessários para inscrição e as etapas do processo seletivo podem ser consultadas no edital nº 48/2017. Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria do PPGAV através do email ppgav.ceart@udesc.br ou pessoalmente na Udesc Ceart.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h