Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/12/2018-17h14

Udesc apresenta performance de flauta doce na Igreja da Lagoa da Conceição nesta sexta

Foto: Carmina Reñones
O Aulos - Núcleo de Flautas Doce da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresenta a performance “Música e Dança na Inglaterra de Shakespeare” nessa sexta-feira, dia 7, às 20h na igreja Nossa Senhora da Conceição, na Lagoa da Conceição. Em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o programa de extensão “Flauta Doce – performances e formação” utiliza réplicas de flautas que foram construídas na época de Shakespeare, no sul da Alemanha. Com entrada gratuita, o concerto será realizado em memória a Matheus Pacher, que foi integrante do grupo de música.

As flautas utilizadas na realização do evento pertencem ao Laboratório de Instrumentos Históricos da USP e fazem parte de um convênio entre a Udesc e a USP, que prevê o empréstimo temporário dos instrumentos. As réplicas foram construídas pela holandesa Adriana Breukink e os originais estão na “Coleção de Instrumentos Musicais Históricos” do Museu de História da Arte de Viena.

O programa de extensão do Centro de Artes (Ceart) busca difundir o trabalho realizado dentro do Núcleo de pesquisa, e o repertório apresentado abrange músicas de diferentes períodos da história do ocidente, onde o protagonista é a flauta doce. No concerto será apresentado um programa com obras de artistas do século 15, como John Adson, Thomas Simpson, Jacob van Eyck e outros artistas.

Além da apresentação musical, os integrantes do Aulos também farão uma breve apresentação e reflexão sobre o contexto das obras executadas durante a noite. Em uma conversa sobre as flautas doce e a renascença, serão debatidos temas da pesquisa do núcleo com o público, tais como costumes musicais do período renascentista e na era elisabetana, a música no teatro de William Shakespeare, com base na história da arte ocidental entre o final do século 15 e o início do 17.

Integrantes: David Toledo, Francisco Gabriel Lima, Guilherme Espíndola, Leonardo Almeida, Jefferson Kriese, Derli Junior, Lucas Valadão e participação dos professores Luis Henrique Fiamminghi e Fernando Bresolin.
Coordenação: Professora Valeria Fuser Bittar

Serviço:

O QUÊ: Concerto de Flautas Doce - Música e Dança na Inglaterra de Shakespeare.
ONDE: Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rua Francisca Luísa Viêira, 277 - Lagoa da Conceição, Florianópolis.
QUANDO: 7 de dezembro, sexta-feira, às 20h.
QUANTO: Entrada gratuita, com duração de 1h30 e classificação indicativa 12 anos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h