Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/03/2023-18h46

Udesc Ceart adia edição do FIK 2023

Terceira edição do evento seria em julho e a possibilidade é de realizá-lo em outubro de 2023

Marca do FIK 2023. Projeto de criação feito pelo Lab Design da Udesc Ceart.
Numa reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 20, com a comissão organizadora do Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler (FIK), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi deliberado o adiamento da edição de 2023.

O FIK seria realizado entre os dias 26 e 29 de julho deste ano, e a ideia da comissão é realizá-lo em outubro de 2023, entre os dias 11 e 13.

De acordo com a comissão o principal motivo para o adiamento é a falta de garantia de recursos repassados pela reitoria da Udesc, para pagar parte do evento, que também receberá recursos de emenda parlamentar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). “Infelizmente os recursos do Ceart são limitados para o custeio do centro disponível para outros fins, como editais internos, manutenções e melhorias do Ceart. Estamos aguardando o repasse da reitoria, para que em tempo, possamos realizar esse evento tão importante para a Udesc, acreditamos que é apenas uma questão de ajustes”, acrescenta a diretora-geral da Udesc Ceart, Daiane Dordete, presidente da comissão, que acredita que como em anos anteriores, a administração central da Udesc irá atender à demanda, e que é só uma questão de tempo e organização dos recursos da universidade, destinados à cultura.

FIK Itinerante
A edição do FIK 2023 ainda prevê o “FIK Itinerante” nas cidades de Joinville, Lages, Chapecó e Laguna. O projeto levará a produção cultural do Ceart às comunidades de outras quatro regiões catarinenses, onde a Udesc está localizada. “Como um evento da universidade é importante que outros centros e pessoas dessas cidades também sejam presenteados com as produções do Ceart. Assim valorizamos os recursos públicos que nos mantêm”, finaliza Daiane.

Sobre o FIK
Em fevereiro de 2018, foi realizada a primeira edição Festival Internacional de Artes e Cultura José Luiz Kinceler (FIK) , que contou com mais de 90 atividades gratuitas e abertas ao público, reunindo um público estimado de 5 mil pessoas, em Florianópolis. A segunda edição foi em 2020 sendo último grande evento da Udesc, antes da pandemia da Covid-19, e ocorreu de 8 a 12 de fevereiro.

O FIK propõe diversas atividades culturais e artísticas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design, infanto-juvenil, moda, música e feiras. Em 2020 o público se repetiu, chegando aos 5 mil visitantes, entre jovens, adultos e crianças.

A segunda edição contou com cinco dias de muita música, teatro, moda, artes visuais, e atividades formativas e de difusão de outras áreas, por meio de oficinas, feiras, seminários, debates, rodas de conversa, shows, entre tantos outros. Totalizando mais de 150 atividades que aconteceram no Ceart e arredores: ao ar livre e nos espaços internos, socializando a cultura e a arte, fomentando a produção cultural de Florianópolis e região.

O evento bianual estava previsto para 2022, porém com a pandemia e as mudanças ocorridas em ocasião dela, após retorno ao presencial, a expectativa é que aconteça em 2023, já prevendo a edição de 2025, especial aos 40 anos do Ceart, que serão comemorados no ano.

Vídeo
Como registro dessa grande celebração da arte e da cultura, foi lançado no dia 10 de julho de 2020 um vídeo do evento realizado em 2020, que está disponível no canal do YouTube da Udesc Ceart. Nele estão contidas cenas que fazem uma retrospectiva de todo o festival, além de contar com entrevistas como a realizada com as argentinas Anali Chanquia e Vanessa Galdino, que fizeram neste ano sua segunda Arte Mural do centro, e a artista plástica espanhola Vilma Villaverde, que na ocasião do FIK, pela primeira vez produziu uma obra na América, como conta no vídeo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h