Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/07/2021-16h56

Udesc Ceart apoia vakinha de egresso de Música para estudos na Alemanha

Jhonatas se formou em 2017 na Udesc Ceart e o próximo passo acadêmico é conseguir realizar o mestrado. Imagem: acervo pessoal.
Dar continuidade aos estudos é o sonho do egresso do curso de licenciatura em Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Jhonatas Carmo que passou na seleção de mestrado da Hochschule für Musik Saar, em Saarbrücken, na Alemanha.

Com nota máxima na audição virtual, Jhonatas fez a prova para o mestrado em instrumento solo (contrabaixo), mas para que os estudos se realizem, ele precisa de uma boa quantia, para ajudar em diversos gastos: desde a passagem, até os primeiros meses de sua estadia no país germânico, garantindo moradia e alimentação.

Para conseguir juntar todo o dinheiro necessário, Jhonatas está com uma “vakinha” online, organizada por parentes e amigos, que tem o objetivo levantar cerca de R$12 mil. A Udesc Ceart está apoiando o aluno na divulgação da ação, para que o contrabaixista siga aprimorando sua carreira.

Aluno do departamento de Música, da turma de 2013, Carmo concluiu a graduação em 2017 e a partir daí não parou mais, apesar de que desde criança sempre teve contato com a música, quando aos 9 anos de idade começou a ter aulas de violino.

Na Udesc Ceart, ele realizou diversas atividades, passou por projetos de música de câmara, participou do Madrigal Udesc, da montagem de duas óperas, da Orquestra Acadêmica, entre outros grupos. “Também fui monitor de harmonia e teoria musical, além de bolsista do projeto de ensino Pé de Ouvido: fomentando o ensino e aprendizagem de teoria musical na graduação, sob a supervisão do professor Sérgio Freitas”, relata.

Após a conclusão do curso na Udesc, o músico se mudou para São Paulo, onde esteve na orquestra sinfônica de Piracicaba e mais tarde na Orquestra Experimental de Repertório. “Em seguida passei a integrar também a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, onde ganhei prêmio como solista de contrabaixo, em 2019”, completa.

Simultaneamente, Jhonatas seguiu com os estudos de instrumento na Escola Municipal de Música de São Paulo, com o professor Gustavo Fontes, com quem teve os primeiros ensinamentos com o contrabaixo, em Florianópolis, até que decidiu participar da seleção online para o mestrado alemão, quando criou a atual oportunidade de aprimorar sua técnica e conhecimento. “Como músico profissional e professor de música, esta experiência certamente irá acrescentar muito à minha prática, pois é na Alemanha que estão alguns dos mais importantes professores de música da atualidade. Gostaria de, no futuro, estar bem qualificado para atuar em projetos de ensino e difusão da música de concerto para a juventude, seja no meu país ou no exterior”, explica Carmo.

As aulas na Alemanha terão início em 15 de outubro, e até lá o egresso da Udesc pretende juntar todo o dinheiro necessário. “Esse dinheiro é para me manter nos primeiros meses no país e também, para o visto, que exige uma comprovação financeira para o período de permanência na Alemanha.  Estou buscando meios para conseguir esse apoio financeiro e coloquei à venda meu instrumento para ajudar com os custos”, finaliza.

Como doar
Quem quiser ajudar o egresso da Udesc, pode acessar o site da Vakinha e fazer uma doação espontânea, lá estão detalhados todos os custos. 

Conheça mais sobre o egresso no canal do YouTube, onde ele apresenta videoaulas gratuitas e vídeos de performance. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto   



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h