Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/08/2021-11h32

Udesc Ceart apresenta a 1ª edição da revista A Luz em Cena em lançamento virtual

A revista está hospedada no sistema de periódicos da BU. Capa da 1ª edição. Imagem: Divulgação.
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentou a primeira edição da revista “A Luz Em Cena”, na quinta-feira, dia 5 de agosto. Junto ao conselho editorial, o evento virtual marcou oficialmente o lançamento do primeiro número da revista, já hospedada no sistema de periódicos da Biblioteca da Udesc.

A publicação já vinha sido planejada há algum tempo e em dezembro de 2020, em uma live no canal do YouTube “Da Ideia à Luz”, ela se tornou mais real: houve o lançamento público para a chamada de artigos. Após isso, formou-se o dossiê, que concretiza a primeira edição.

Vinculada ao Laboratório de Iluminação do Departamento de Artes Cênicas e ao Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da Udesc Ceart, A Luz em Cena “é o primeiro periódico acadêmico brasileiro que vem preencher a lacuna existente e dar voz às escritas nas áreas de iluminação, cenografia, sonoridade, figurino e áreas afins, componentes das artes cenográficas nos espetáculos artísticos e culturais”, como afirma o coordenador técnico do Luz Laboratório, o técnico universitário, Ivo Godois.

De acordo com os organizadores, o periódico pôde se tornar realidade por meio das ações do evento, que leva o mesmo nome da revista, “A Luz em Cena” da Udesc Ceart, organizado e coordenado por Ivo e pelo professor do Departamento de Artes Cênicas (DAC) e do PPGT, José Ronaldo Faleiro, que agora também assumem a função de editores-chefes.

Além deles, a professora do DAC, Vera Collaço, editora-chefe da Revista Urdimento, também da Udesc Ceart, foi uma das maiores incentivadoras de criar uma publicação voltada, especialmente à iluminação. “Quando a equipe do evento fazia tratativas com a Urdimento para a realização do 3º dossiê temático “A Luz em Cena”, Vera Collaço sugeriu que já estava passando da hora de esta área ter um veículo exclusivo, no âmbito nacional, para a publicação de artigos”, conta Ivo.

Fazem parte do conselho editorial da revista, representantes de universidades brasileiras, entre elas Camila Tiago, do Laboratório de Iluminação da Universidade de Uberlândia (MG), e o egresso de Teatro e Design, do Ceart, Marcelo Araújo, que segundo Ivo “dá forma e rosto à visualidade da revista”.

Acesse aqui a 1ª edição da revista “A Luz em Cena”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h