Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/06/2022-18h20

Udesc Ceart conta com equipamentos inovadores para salas de aula e atividades on-line

Equipamentos fazem parte do Projeto Equipa Ambientes de Ensino e Aprendizagem da universidade

Essa é uma das quatro câmeras que podem ser utilizadas pela comunidade acadêmica. Foto: Lídia Gabriella/NC.
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou na última semana, a demonstração do uso de câmeras adquiridas para equipar as salas de aula. Os equipamentos de última geração inovam o processo de ensino e aprendizagem e facilitam as atividades on-line, em geral.

A aquisição dos equipamentos faz parte do programa "Projeto Equipa Ambientes de Ensino e Aprendizagem", da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Udesc, com a finalidade de uso para todos os tipos de eventos em geral que envolvam transmissão, gravação e acompanhamento on-line.

Foi com a pandemia da Covid-19 que a Udesc percebeu a necessidade de melhorias na infraestrutura para as aulas e demais atividades, sejam de ensino, pesquisa, extensão ou administração, apesar de ainda não existir na instituição a regulamentação do ensino híbrido já está auxiliando em outras atividades. 

Funcionamento
Com uma grande captação de imagens e sons em vários ângulos, as câmeras foram adaptadas para os espaços e salas do Ceart. Elas permitem elevar a qualidade de transmissão virtual e contribuem para a produção de conteúdos audiovisuais. O aparelho é instalado em um totem. Cada modelo apresenta diferentes recursos, entre eles:  imagem 4K, zoom óptico, imagem com angulo de 360 graus, sistema de configuração de presets (ângulos e posições predefinidas da câmera) e teacher tracking , que é o recurso que faz com que a câmera siga quem está falando, por exemplo, um palestrante, pelo som e/ou movimento.

O Ceart dispõe de mais de 50 câmeras, em quatro modelos diferentes, e estão à disposição da comunidade acadêmica. “Os equipamentos possibilitam que o usurário que não estiver presente na sala de aula, ou numa reunião, por exemplo, acompanhe, com qualidade e maior visibilidade do que acontece presencialmente”, afirma o gerente de contas da empresa WeCom, Elônio Junior, que fez a demonstração.

Para a coordenadora do Espaço Inovador de Ensino (Espine) do Ceart, Karin Vanelli, os equipamentos são mais um recurso para o desenvolvimento de atividades inovadoras no centro, que já têm sido realizadas no espaço, que conta, por exemplo, com óculos de realidade virtual . "O Espine Ceart é equipado com tecnologias educacionais que se destinam também a ser uma sala de produção, experimentação e transmissão de conteúdos audiovisuais. Alguns projetos de ensino, pesquisa e extensão já usam a sala e os recursos", afirma a coordenadora.

Para o diretor de Administração da Udesc Ceart, Gustavo Pinto de Araújo, os eventos virtuais são uma via de alcance com o público, e o espaço do Espine, salas de aulas e o auditório do Bloco Amarelo estarão equipados e qualificados para a realização desta espécie de eventos.

Para o uso no Espaço Inovador de Ensino (Espine) do Ceart e dos equipamentos, os interessados devem procurar o setor, via e-mail, no endereço espine.ceart@udesc.br. Para os auditórios e outros locais, os usuários devem solicitar suporte com a Coordenadoria de Informática.

Sobre o Projeto Equipa Ambientes de Ensino e Aprendizagem
O projeto foi criado para melhorar a infraestrutura necessária com o objetivo de ampliar e dar mais condições para estudantes e professores terem um ensino remoto mais diversificado e com mais qualidade. A ação também possibilita o retorno gradual presencial com o uso de metodologia híbrida de aprendizagem, com aulas presenciais e remotas, onde parte dos acadêmicos poderá estar em sala de aula e o outro grupo poderá participar de casa.

Confira na galeria de imagens, abaixo, as fotos do dia do treinamento com a empresa WeCom na Udesc Ceart.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350  




galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h