Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/10/2020-17h12

Udesc Ceart é destaque no 15º Prêmio de Tese da Capes

Ceart recebeu monção honrosa e tese premiada pela UFSC teve orientação de professora do centro

Trecho da tese sobre Peciar, que recebeu menção honrosa. Imagem: Jociele Lampert
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi destaque no 15º Prêmio Capes de Tese. A Udesc Ceart recebeu uma menção honrosa na área da Artes Visuais e teve uma professora como orientadora da tese premiada na área de Arquitetura, Urbanismo e Design. A Capes

O pesquisador Juliano Reis Siqueira e a orientadora, professora Jociele Lampert, do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Udesc Ceart, receberam a menção honrosa com a tese “Peciar e a formação do artista”. Para Lampert, a indicação é o reconhecimento de um trabalho feito inteiramente numa universidade pública e de importante relevância ao campo das artes e da arte-educação. O trabalho teve a coorientação do professor Ricardo Miranda, diretor da Faculdade de Belas Artes do Uruguai, onde Juliano fez “sanduíche”, durante o doutorado.

“A tese tem um impacto bastante grande no campo das Artes Visuais, na nossa atuação. Ela traz aspectos de uma educação como prática de liberdade, que era conferida pela produção artística e pela produção na docência, do Peciar, que na Universidade Federal de Santa Maria, transformou o currículo para a formação de artista e de professor. O trabalho dele traz um currículo mais crítico e que preza por uma liberdade e uma escolha, algo singular para a época e para o campo das Artes Visuais”, completa a orientadora. Peciar, tema da tese, foi um artista e professor uruguaio, que viveu no Brasil na época da ditadura uruguaia.

O pesquisador Juliano Reis Siqueira é professor na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e participou do PPGAV/Udesc com o apoio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná e pela Capes, que concedeu bolsa. Com o apoio da Faculdade de Belas Artes do Uruguai, a tese que tem mais de 700 páginas, será publicada no próximo ano, em espanhol.

Outro destaque

O outro destaque do Ceart se dá pela orientação da professora Giselle Merino, à tese ganhadora da área de Arquitetura, Urbanismo e Design, “User-Capacity-Tookit: conjunto de ferramentas para guiar equipes multidisciplinares nas etapas de levantamento, organização e análise de dados em projetos de Tecnologia Assistiva”, da pesquisadora Rosimeri Pichler, da UFSC.

Giselle Merino é pesquisadora CNPq (PQ 2) na área de Desenho Industrial, professora do Departamento de Design na Udesc, Professora do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programa de Pós-graduação em Design (PPGDesign) da Udesc Ceart.

Giselle desenvolve o projeto de pesquisa “Design e Sáude: projeto centrado no usuário no contexto de produtos de serviços na área da saúde”, que segundo ela está diretamente associado ao tema da tese e faz parte de uma de suas linhas de pesquisa. “O prêmio Capes de teses é a mais alta distinção e reconhecimento que um pesquisador pode receber no Brasil. Reflete de forma clara o percurso percorrido na pesquisa, em especial da pós-graduação, que se reflete diretamente na graduação, especialmente quando as disciplinas ministradas tem relação, como é meu caso”, afirma Giselle Merino.

“As professoras Jociele e Giselle, junto com seus orientandos, tornam visível o investimento que a Udesc Ceart tem feito para atingir a excelência nos programas de pós-graduação. A menção e o prêmio mostram como os temas do Ceart se cruzam com diversas áreas de conhecimento, trazendo à tona a nossa diversidade e a qualidade na pós-graduação”, finaliza a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Ceart, professora Monique Vandresen, sobre a importância dos destaques do centro.

Prêmio

O  Prêmio Capes de Tese é promovido todos os anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão regulador e de fomento da pós-graduação ligado do Ministério da Educação (MEC). A edição de 2020 teve um recorde de 1.420 teses inscritas. Outras duas teses defendidas na Udesc também foram premiadas. Uma com o prêmio de melhor tese em Administração, pela Udesc Esag e outra menção honrosa foi concedida à Udesc Faed, na área de Educação.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp:(48) 3664-8350.

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • GiselleMerino
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h