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Notícia

02/06/2023-15h48

Udesc Ceart envia notificação extrajudicial a jornal por publicação sobre agendas do centro

 

 
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) enviou na tarde de terça-feira, 30 de maio, notificação extrajudicial para direito de resposta ao jornal Diário Catarinense, NSC Total, G1 SC e todas as mídias e redes sociais da empresa NSC, refutando todas as inverdades publicadas na matéria publicada no dia 18 de maio de 2023 e dia seguintes, cujo título e conteúdo associa elemento gráfico utilizado na Agenda Ceart a “símbolo nazista”.

O jornal tem o prazo legal de 7 dias para publicação do direito de resposta, que caso não ocorra, será requerido judicialmente.

Com a finalidade de informar e prestar explicações a toda comunidade acadêmica sobre o fato, a Udesc Ceart antecipa a publicação deste conteúdo, que pode ser lido abaixo, na íntegra.


Direito de Resposta

O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), repudia veementemente a disseminação de notícias tendenciosas por parte do jornal Diário Catarinense, da NSC, e do portal G1, em suas páginas e redes sociais, que irresponsavelmente publicaram matéria sensacionalista, editando falas de entrevista concedidas pela Diretora e pela equipe de criação da Agenda Ceart, fazendo ilações equivocadas que associam a padronagem gráfica, presente em uma única página no final da agenda com a “suástica nazista”.

Como Centro de Ensino de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, o Ceart constrói há 38 anos ações reconhecidas, nacional e internacionalmente, de ensino, pesquisa, extensão, cultura e ciência, por meio de 08 cursos de Graduação e 10 cursos de Pós-Graduação, nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Moda e Música.

Em todo o seu histórico de atuação fundamental ao desenvolvimento social, humano, artístico, cultural e científico de Santa Catarina, o Ceart nunca teve nenhum episódio que o associasse a atos ligados a crimes contra a humanidade, pelo contrário, sempre foi protagonista na luta antirracista, antinazista e antifascista na Udesc, construindo ações e políticas educacionais ao enfrentamento a preconceitos de qualquer natureza e à ampliação da inclusão social, na defesa de ações afirmativas, como se verifica do MANIFESTO CEART ANTIFA – ANTIFASCISTA E ANTIFAKENEWS.

As falsas acusações, publicadas por estes jornais, geraram comentários de ódio contra o CEART em suas plataformas e redes sociais. Este factoide criado poderia ter sido evitado se a equipe jornalística e de edição tivessem, ao menos, feito uma pesquisa séria à palavra “suástica”, observando que a “suástica nazista” tem seus elementos próprios, sendo completamente errada essa associação, que induziu a opinião pública a ver o grafismo de uma única página da agenda CEART (que criou diversas padronagens que compõe a palavra “CEART” nas páginas finais da agenda).

Anteriormente, chamado de Centro de Artes, o Centro passou a se chamar Centro de Artes, Design e Moda, mantendo a sigla CEART, e em 2022 foi lançada a última versão da identidade visual, que, além incluir a mudança da descrição da marca, também teve a adição de novas versões, o desenvolvimento do Manual de Identidade Visual completo, definição de uma paleta cromática variada que pudesse se adaptar bem à diversidade das manifestações artísticas e culturais do centro. Ainda, a criação de família de pictogramas de serviços e setores facilitando as suas identificações; sinalização externa e interna com proposta de acessibilidade (braille); banners de apresentação dos Departamentos em expositores externos para visualização da comunidade, divulgando o centro e a universidade pública; modelos para publicações nas redes sociais; criação de estampas para camisetas, moletons, canecas, copos, entre outros materiais. Todos estes materiais estão em fase de implementação no CEART desde 2022.

O conceito que rege todo o projeto diz que “O Centro de Artes, Design e Moda da Udesc concentra expressões artísticas e criativas plurais, em constante transformação, e que convidam a comunidade a fazer parte de suas transformações e de sua história.” Assim, a marca, com pequenos segmentos a serem completados em suas letras, representa a constante renovação do CEART, incorporando um pouco de cada pessoa que por ele passa e assim construindo a sua história, deixando sempre espaço para mudanças. Considerou-se a diversidade de públicos que frequentam a instituição, incluindo discentes, docentes, servidoras e servidores, visitantes e comunidade, bem como a pluralidade de manifestações artísticas que os espaços do centro comportam.

A partir desse conceito é que foi elaborada a Agenda CEART, a qual teve como base o modelo desenvolvido em 2019 e que foi bem avaliada pela comunidade acadêmica. O projeto considerou a importância de contemplar os seus diversos públicos e usos. Entre tantos elementos gráficos usados na agenda, em suas últimas páginas, em marca d’água (baixo contraste) está a utilização de padronagens (rapport - recurso utilizado em papelaria e estamparia), com a repetição de elementos da própria marca, ou seja, as letras que compõe a marca, sobrepostos, invertidos ou rotacionados. Portanto, as padronagens, referem-se exclusivamente à elementos da marca. O projeto da Agenda CEART foi finalista do 9º Prêmio Bornancini, prêmio nacional de Design promovido pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign).

As equipes jornalísticas que assinam as matérias veiculadas não tiveram qualquer preocupação em ver presencialmente os materiais produzidos por nós, muito menos estiveram no CEART para conhecer o centro, sua história e suas ações. Pautaram-se simplesmente em imagens tiradas do contexto gráfico e publicadas em tamanhos que não correspondem à realidade dos objetos, afirmando nos títulos das matérias que “a possível associação seria com a ‘suástica nazista’”, introjetando assim uma memória intrusiva nos leitores, que após lerem o título, fizeram associação equivocada da imagem.

Tal conteúdo veiculado não teve uma abordagem séria e ética de jornalismo, reproduzindo factóides, sem verificação de fatos, acabando por produzir e propagar a desinformação, o que pode-se chamar de “Fake News”. E isto não pode ser admitido.
A propagação de tal conteúdo, associando-as à propaganda “nazista”, macula sobremaneira a biografia das pessoas envolvidas neste triste episódio e o próprio CEART. Também, como professoras, pesquisadoras e servidoras públicas, todas têm como missão a atuação ética em prol de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.

Por fim, convidamos a todas, todes e todos a conhecer a UDESC CEART, participando de suas ações de ensino, pesquisa e extensão, e fruindo de suas criações artísticas e culturais, que tanto contribuem para o campo da cultura e da ciência catarinense.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 

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