Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/06/2020-19h41

Udesc Ceart está com inscrições abertas para Mestrado Profissional em Artes

Inscrições seguem até 12 de julho e são 313 vagas, distribuídas em 15 instituições de ensino superior associadas

 
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas, até 12 de julho, para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Artes (Profartes), essa data serve para mais 12 Instituições de Ensino Superior (IES) que fazem parte do programa que é ofertado simultaneamente no total de 15 instituições brasileiras, no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As universidades de Brasília (UNB) e a federal da Paraíba (UFPB), terão as inscrições abertas um pouco mais tarde, a partir de 1º julho, até o dia 12 de julho de 2020.

O programa, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem duração de 24 meses e busca capacitar professores da rede pública de ensino na área de Arte para o exercício da docência na educação básica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.

O curso é oferecido na Udesc, que é a coordenadora do programa e também pelas seguintes instituições: universidades de Brasília (UnB), Estadual Paulista (Unesp) e federais da Bahia (Ufba), do Ceará (UFC), do Maranhão (Ufma), de Minas Gerais (UFMG), do Pará (Ufpa), da Paraíba (UFPB), do Rio Grande do Norte (UFRN), e de Uberlândia (UFU), e em conjunto a estadual e federal do Amazonas (UFAM/UEA); a federal e estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS e UEMS) e também pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e pela universidade Regional do Cariri (URCA), do Ceará.

O Profartes é gratuito e é formado por aulas presenciais e duas disciplinas de fundamentação semipresenciais, e estrutura-se em duas linhas de pesquisa: Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes; e Abordagens Teórico-Metodológicas das Práticas Docentes.

Estão sendo ofertadas 313 vagas divididas nas 15 instituições associadas, nas subáreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música (dependendo da instituição). Na Udesc, serão disponibilizadas 17 vagas, distribuídas nas três subáreas.

Admissão

A inscrição será feita exclusivamente via internet, pelo site do programa, por meio do preenchimento do formulário.

Os candidatos que tiverem a inscrição validada passarão pela análise de memorial e projeto, de caráter eliminatório, realizada a partir da avaliação do Memorial Descritivo e Projeto de Atividades; e por uma Prova de Arguição, também de caráter eliminatório e classificatório, mediante entrevista virtual, com data e plataforma a serem definidas por cada IES, com banca composta por professores que compõem os corpos docentes locais. As informações completas estão disponíveis no Edital nº 004/2020.

O curso oferece em 30% das vagas, bolsas da Capes/UAB. Todos os candidatos podem concorrer, mediante a comprovação das exigências do item 4.1 do edital. O início das aulas será definido de acordo com o calendário acadêmico de cada instituição.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do mestrado, pelo e-mail profartes@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h