Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/11/2022-17h47

Udesc Ceart está com inscrições abertas para oficina de impressão 3D que tem início dia 22

Oficina faz parte do projeto Práticas Diferentonas em Artes, Design e Moda e conta com 10 vagas

 
A oficina de Introdução à impressão 3D está com inscrições abertas para acadêmicos do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A oficina será ministrada por Leandro Mamam nos dias 22, 29 de novembro e dia 6 de dezembro das 13h30 às 17h30, na sala do Espaço Inovador de Ensino (Espine). O evento faz do projeto ‘Práticas Diferentonas em Artes, Design e Moda’ e  conta com 10 vagas. Para participar, os interessados devem preencher o formulário eletrônico.

A oficina tem 3 encontros presenciais e atividades extraclasse contarão com exercícios práticos. Dentre os assuntos abordados nas aulas estão: projeto técnico, modelagem no software a Blender, impressão e montagem. As inscrições podem ser feitas via formulário online e serão selecionadas por ordem de chegada. Não é necessário ter conhecimento prévio e será disponibilizado certificado de 20h para os participantes da oficina.

O 1º encontro abordará as proporções para desenho, o projeto técnico para modelagem e a introdução, além de exercício e prática de modelagem em 3D. No 2º tem como tema a impressão 3D no mercado da arte e entretenimento, as características, preparação, fatiamento para impressão e impressão dos materiais. E o 3º encontro encerra a oficina, que tratará sobre o acabamento dos materiais impressos, montagem do boneco impresso e os testes de animação dos bonecos impressos

Sobre o ministrante
Leandro Mamam é formado Design Industrial, diretor teatral, ator, cenografo e participa de todos os processos criativos integrante do Eranos Círculo de Arte (Itajaí). Artista digital, ministra desde 2009 a oficina Ação e Projeção - Projeção digital aplicada às artes cênicas que integrou o programa de formação da FUNARTE entre 2012 e 2016, ganhadora do Prêmio Elisabete Anderle 2020, realizou edições em cidades como Londres, Buenos Aires, Curitiba, Porto Alegre, Vitória, entre outras.

Mamam constrói bonecos e cenografia para espetáculo teatrais de maneira inovadora utilizando impressora 3D, dos quais vale destacar os projetos: O Barquinho Amarelo (Ganhador do Prêmio Arte como Respiro Itaú Cultural - 2020), Coração InBox (ganhador do Prêmio Arte como Respiro Itaú Cultural 2020), Am(ar) (ganhador do Prêmio Respirarte 2021), Os Pequenos Mundos (selecionado para a programação nacional do SESC Palco Giratório 2022), Caixa Ninho (selecionado pelo Edital SESC Pulsar 2022) e Pléc e a Criação do Mundo (Prêmio Iberescena de Coprodução de Espetáculos 2022).

Práticas Diferentonas
A oficina gratuita é promovida pelo Espaço Inovador de Ensino (Espine) e pelo Núcleo de Produção Cultural (NPC) da Udesc Ceart. De acordo com Karin Vanelli, coordenadora do Espine ceart, o projeto busca integrar novas tecnologias às práticas e saberes dos estudantes, que vão além do contexto do ensino, pesquisa e extensão.

Outras oficinas já estão programadas para acontecerem dentro do projeto como o “Workshop de Realidade Virtual - Sinestesia entre Artes Visuais e Música”, a “Oficina de Caracterização de Personagem (em Moda e Teatro)" e o workshop “Produção Cultural - Desafio de produção do festival FIK 2023”. 

Serviço
O QUÊ: Oficina de Introdução à Impressão 3D, com Leandro Mamam;
QUANDO: Nos dias 22, 29 de novembro e 6 de dezembro, das 13h30 às 17h30;
ONDE: Espine, na Udesc Ceart, Av. Madre Bevenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis-SC;
QUANTO: Gratuito.
INSCRIÇÕES: pelo formulário online.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h