Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/09/2022-14h08

Udesc Ceart fará desmontagem da Geodésica nesta quarta-feira

A desmontagem acontece na quarta-feira, mas em caso de chuva será transferida para quinta-feira, dia 29

Divulgação Coletivo Geodésica Cultural
Nesta quarta-feira (28), das 9h às 18h, vai acontecer a desmontagem para reestruturação da Geodésica no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina. O coletivo Geodésica Cultural Itinerante convida todos os discentes que estiverem interessados para participar da desmontagem.

Em 2011, o Coletivo Geodésica Cultural Itinerante coordenado pelo professor do Departamento de Artes Visuais (DAV), José Luiz Kinceler (in memoriam), criou o domo geodésico com o intuito de ativar criativamente diferentes contextos e espaços públicos, visando a reinvenção de relações sociais, culturais e ambientais. Após realizar eventos culturais itinerantes, por várias comunidades e contextos de Florianópolis, em 2013 a estrutura foi instalada entre os departamentos de Artes Visuais, Artes Cénicas e Música, um local estratégico para integrar os diferentes cursos, ações transdisciplinares do grupo de pesquisa, aberto às comunidades interna e externa.

Após 11 anos de uso, comando-se com o período da pandemia da Covid-19, que acelerou a deterioração do domo, a Coordenadoria de Obras (CEPO) da Udesc emitiu um laudo solicitando a desmontagem da estrutura no Ceart, pois ela atualmente oferece riscos estruturais e elétricos. A desmontagem será coordenada pelo técnico da marcenaria Aires de Souza, em conjunto com o Coletivo Geodésica e a participação de estudantes e servidores do Ceart. No local, existe um domo geodésico com base decagonal, que foi construído com barras de madeira conectadas entre si por elementos metálicos, o piso é constituído por tábuas e a cobertura é feita por lonas de vários tipos. 

Depois da vistoria, feita no dia 1º de agosto deste ano, foi possível detectar deterioração em vários pontos do domo geodésico. O local de implantação do domo está sujeito a alagamentos, o que traz a necessidade da construção de dispositivos de drenagem que evitem o acúmulo de água junto à base do domo. A cobertura está com parte das lonas rasgadas, o que contribui para o excesso de umidade e provável infestação de insetos na estrutura de sustentação e do piso de madeira. Além disso, verificou-se o acúmulo de entulhos nas proximidades da geodésica, junto a um pequeno bananal. “Diante disso, conclui-se que o domo geodésico existente precisa de uma intervenção imediata para sua recuperação ou, se dará lugar ao novo domo, deverá então ser desmontado com a maior brevidade possível”, afirma Ailton Luiz Ramos, técnico universitário de desenvolvimento da CEPO da Udesc. 

Em caso de mau tempo, a desmontagem será transferida para quinta-feira (29). Após a desmontagem da geodésica, será licitada uma nova para substituição, que está sendo definida junto ao coletivo, Núcleo Docente Estruturante (NDE) do DAV, estudantes e servidores interessados no tema. “A idéia é reconstruir a Geodésica de maneira duradoura e que possa seguir sendo um espaço de arte colaborativo aberto a ações da comunidade interna e externa, vislumbrando-se efetivar um programa de extensão interdisciplinar”, finaliza Lucas Kinceler, egresso do Ceart e filho do professor José Luiz Kinceler.

Para a diretora-geral do Ceart, professora Daiane Dordete, a desmontagem da geodésica é “uma etapa necessária à sua própria reestruturação, que será realizada com a maior brevidade possível, com apoio da CEPO e da comunidade acadêmica do Ceart, que está definindo a nova estrutura a ser adquirida até 2023”. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h