Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/04/2022-18h13

Udesc Ceart lança livro destinado para mulheres em privação de liberdade na segunda-feira

Livro foi organizado por programas de extensão da Udesc Ceart e tem caráter performático. O lançamento será por live no YouTube.

Lançamento do livro acontecerá em evento no YouTube. Imagem: REMIR/Divulgação.
Os Programas de Extensão "Pedagogia do Teatro e Processos de Criação" e "Entre Livros, Tipos e Desenhos" do Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançam em parceria, o livro "Das saídas que moram nas palavras - caderno de atividades", que mescla propostas de autopercepção, autocuidado e escrita performativa, elaborado para mulheres que cumprem pena de privação de liberdade. O lançamento acontece na segunda-feira (11), por meio de uma live no YouTube. 

O livro é um caderno de atividades, que por meio da literatura convida a leitora a escrever e a se perceber, o que o torna performático. A ideia se desenvolveu durante o período de isolamento provocado pela pandemia da Covid-19, quando as atividades teatrais não estavam sendo realizadas presencialmente nas unidades penais, onde os programas realizam as ações. 

Segundo o professor do Departamento de Artes Cênicas (DAC) e coordenador do programa de extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação, Vicente Concílio, o livro serve como atividade de leitura e estratégia de remição de pena pela leitura, uma atividade que busca estabelecer contato entre quem vive dentro da prisão e educadores e educadoras do lado de fora. “Foram produzidos 350 livros, que serão distribuídos como atividade educacional complementar para mulheres de diversas unidades penais, pois assim não ficamos restritos apenas ao presídio de Florianópolis”, conta ele. 

A professora Anelise Zimmermann, coordenadora do Entre Livros, Tipos e Desenhos, trabalhou a parte ilustrativa da publicação. De acordo com ela, essa parte do projeto quis deixar a ilustração mais convidativa: '"Tentamos fazer uma coisa mais bonita, interessante e que fosse menos intimidatório do que uma folha de papel em branco, para pessoas que nem sempre estão habituadas com esse tipo de atividade”, afirma a professora do Departamento de Design (DDE).

O lançamento do livro, acontecerá na live “Universidade no Cárcere”, no dia 11 de abril, às 19h, no canal do YouTube do REMIR (Rede de estudos e extensão em contexto de privação), que possui o foco nas ações da região Sul do Brasil. O evento contará com uma roda de conversa com a participarão de professoras com ações de extensão, ensino e pesquisa dentro de unidades penais. Entre eles estão Cristiane Checchia e Mario Torres da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), da Luciana Vinhas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Vicente Concilio da Udesc e da Caroline Vetori  da Udesc/ Universidade Estadual do Paraná (Unespar), onde irão expor as ações realizadas no âmbito do Ceart, com foco no livro.

Sobre os Programas de Extensão 

O programa Pedagogia do Teatro e Processos de Criação foi criado em 2015, com o objetivo de levar oficinas de teatro para lugares sem acesso. Coordenado pelo professor Vicente Concílio, em 2017 iniciaram as oficinas no Presídio Feminino de Florianópolis, com a proposta de aulas de iniciação ao teatro e a construção artística. As oficinas funcionam como atividade educacional complementar para as mulheres privadas de liberdade.

O Programa de extensão Entre Livros, Tipos e Desenho: interlocuções da cultura gráfica, coordenado pela professora Anelise Zimmermann, tem como objetivo promover atividades interdisciplinares que envolvam os livros, a tipografia e o desenho como expressão cultural, comunicacional e artística no cenário catarinense, e interlocução com outros cenários, integrando a universidade, professores, pesquisadores e etc. Sua primeira edição aconteceu de março de 2018 a dezembro de 2019. O Programa possui parceria com o Instituto Casa Cleber Teixeira (Acervo da Editora Noa Noa) e com a Biblioteca Cleber Teixeira, espaços abertos à comunidade na troca de conhecimentos teóricos e práticos relacionados à cultura gráfica. 

O livro esta disponível em e-book. Acesse aqui.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail teatroeprisao@gmail.com ou pelo telefone (48) 99982-8180.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h