Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/10/2021-19h07

Udesc Ceart lança novo número da Urdimento Revista de Estudos em Artes Cênicas

Capa da última edição da revista Urdimento. Divulgação.
A revista Urdimento, do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou um novo número. O volume 2, número 41 da Urdimento de setembro de 2021, é uma edição inédita com Dossiês Temáticos, com os temas: "O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades", relacionado a temáticas de Teatro Musical e/ou Teatro Musicado; e "Pedagogia das Artes Cênicas em tempos pandêmicos: Criações online e ensino emergencial remoto", que traz os desafios enfrentados por educadores, pesquisadores e artistas das Artes Cênicas no desenvolvimento de suas atividades durante a crise global da COVID-19. 

A edição atual conta com 25 artigos de dossiês, que oferecem ao público um conjunto de textos que trazem investigações das práticas do Teatro Popular Musical, como a história, processos criativos, práticas cênicas, conexões com o espectador, relações com seu tempo histórico, questões de gênero, censura, correlação com vanguardas, tecnologia e suas inovações, performer de teatro popular musical, formação artístico-profissional, produção e política. Além de reflexões de profissionais das Artes, sobre as experiências e desafios que enfrentaram para dar continuidade aos vínculos artísticos, pedagógicos e com espectadores, durante a pandemia e de maneira virtual. Diante do atual cenário de isolamento social, grave crise sanitária, política, institucional, econômica e educacional.

Os dossiês desta edição da revista Urdimento são organizados pelos professores Lívia Sudare (Udesc), Neyde Veneziano (UNICAMP), Christina Streva (UNIRIO), Ângela Reis (UNIRIO), Filomena Chirardia (Universidade Nova de Lisboa), Christina Baker (Temple University), Daniel Marques (UFRJ) Gastón Alzate (California State University). Marina Henriques Coutinho (UNIRIO), Vicente Concílio (UDESC), Celida Salume (UFBA), Mariana Lima Muniz (UFMG), Silvia Soter (UFRJ), Francis Wilker (UFC), Rodrigo Benza Guerra (PUCP – Peru) e Isabel Bezelga (Universidade de Évora).

São artigos destinados aos leitores que se interessem por trabalhos originais e inéditos, textos de qualidade e excelência, tanto de pesquisadores nacionais como estrangeiros, sobre os diferentes temas abordados na área. A Urdimento publica seus textos em português ou em espanhol.

A edição é gratuita e está disponível no site da revista

Sobre a revista
A Urdimento é uma revista de estudos em Artes Cênicas, que se dedica, desde 1997, à criação de um corpo temático de pesquisa, promovendo estímulo e suporte teóricos para futuras reflexões sobre diferentes temas abordados na grande área das Artes. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h