Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/05/2022-19h47

Udesc Ceart oferece vagas para cursos de flauta doce e de percepção do corpo técnica Klauss Vianna

Inscrições podem ser feitas até dia 30 de maio e um dos cursos é on-line

 
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do programa de extensão Flauta Doce: Performance e Formação, está com inscrições abertas para os cursos de flauta doce intermediária e de percepção física do corpo na técnica Klauss Viana.

As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, dia 30 de maio, e as aulas iniciam na terça-feira, dia 31. As atividades acontecem semanalmente, são gratuitas e abertas à comunidade.

Curso nível intermediário - presencial

O curso tem uma carga de 13h e é aberto para pessoas com experiência intermediária com o instrumento e com a leitura de partituras. São apenas três vagas.

A iniciativa abre espaço para a conscientização do legado musical e da inserção sociocultural, por meio da flauta doce como instrumento da educação musical. O projeto propõe ao longo de todas as fases do curso, priorizar a investigação e a pesquisa de repertório originado na tradição oral (música folclórica), assim como as possibilidades sonoras do instrumento. “A aula prática será trabalhada a técnica do instrumento flauta doce, através do tocar coletivo de repertório histórico e popular tradicional”, explica a coordenadora do programa de extensão, professora do DMU, Valéria Bittar.

As aulas acontecem semanalmente, das 8h20 às 10h10, terças-feiras, na tenda ao lado do Departamento de Artes Visuais (DAV), ou em dias com condições climáticas não favoráveis, na sala 03 do DMU. As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line (clique aqui). 

Escuta do corpo – aulas remotas

Integrando o programa de extensão está o curso de percepção física do corpo na técnica Klauss Viana. Com certificado de participação de 13h, as aulas iniciam no dia 31 e acontecem de forma remota, das 10h30 às 12h.

O núcleo da técnica proposta pelo bailarino, coreógrafo e educador corporal Klauss Vianna é a escuta do próprio corpo, por meio de ferramentas que auxiliem o músico no momento da apresentação e na aquisição de "presença cênica". A técnica busca o acordar do corpo, gerando sua flexibilização a partir da pesquisa do movimento de cada indivíduo.

As inscrições estão abertas tanto para músicos, quanto para a comunidade em geral que tenha interesse no tema do curso. A turma tem 15 vagas disponíveis e para se inscrever é necessário preencher o formulário on-line (clique aqui) deste curso. Os selecionados receberão o link por e-mail para participarem das aulas.

Mais informações podem ser obtidas no site do programa de extensão Flauta Doce: Performance e Formação e pelo e-mail flautadoceudesc@gmail.com. Os selecionados serão notificados via e-mail.

Serviço 1

O QUÊ: Curso de Flauta Doce Intermediário.
ONDE: Tenda ao lado do DAV, na Udesc Ceart – Florianópolis.
QUANDO: Terça-feira, das 8h20 às 10h10.
QUANTO: Gratuito.
VAGAS: 03.
INSCRIÇÕES: formulário on-line.

Serviço 2 

O QUÊ: Curso Escuta do Corpo - Técnica Klauss Vianna.
ONDE: Atividade remota.
QUANDO: Terça-feira, das 10h30 às12h.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
VAGAS: 15.
INSCRIÇÕES: pelo formulário on-line.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350   
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h