Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/03/2020-18h21

Udesc Ceart oferece vagas para cursos de flauta doce e técnica Klauss Vianna

O programa de extensão Flauta Doce: Performance e Formação está com inscrições abertas para os cursos de flauta doce intermediária e de percepção física do corpo na técnica Klauss Viana, que ocorrerão no Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis.

As aulas iniciarão em 16 de março, mas será permitido realizar a inscrição para todas as turmas até o dia 30, no local, antes do início da aula. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade, desde que haja conhecimento prévio de flauta doce e notação musical no caso do curso de flauta doce.

Nível intermediário

O curso tem uma carga de 15 horas e é aberto para alunos do Departamento de Música (DMU), para professores de música da Grande Florianópolis e também interessados em aprofundar seus conhecimentos em flauta doce.

A iniciativa pretende abrir espaço para a conscientização do legado musical e sua inserção sociocultural, através da flauta doce como instrumento da educação musical. Ao longo de todas as fases do curso, serão priorizadas a investigação e a pesquisa de repertório originado na tradição oral (música folclórica), assim como as possibilidades sonoras do instrumento.

As aulas ocorrerão nas segundas-feiras, das 12h30 às 13h30, na Sala 3 do DMU. As inscrições serão feitas no local, antes do início da aula, até 30 de março. É necessário conhecimento prévio de flauta doce e notação musical.

Escuta do corpo

Integrando o programa de extensão de Flauta Doce, está o curso de percepção física do corpo na técnica Klauss Viana. Com certificado de participação de 15h semestrais, as aulas também iniciarão no dia 16 e as inscrições também irão até o dia 30.

As aulas serão realizadas nas segundas-feiras, das 10h30 às 12h, na Sala de Dança 2 do Departamento de Artes Cênicas (DAC), da Udesc Ceart. Aqueles que estiverem participando da aula de flauta doce também podem se inscrever para a técnica Klauss Vianna, que busca o acordar do corpo, gerando sua flexibilização a partir da pesquisa do movimento de cada indivíduo.

O núcleo da técnica proposta pelo bailarino, coreógrafo e educador corporal Klauss Vianna é a escuta do próprio corpo, por meio de ferramentas que auxiliem o músico no momento da apresentação e na aquisição de "presença cênica".

As inscrições estão abertas tanto para músicos quanto para a comunidade em geral que tenha interesse no tema do curso. A turma tem dez vagas disponíveis.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site do programa de extensão Flauta Doce: Performance e Formação e pelo e-mail flautadoceudesc@gmail.com.

Serviço

O QUÊ: Curso de Flauta Doce Intermediário.
ONDE: Sala 3 do DMU, da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 1.907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANDO: Toda segunda-feira, a partir de 16 de março, das 12h30 às 13h30.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. É necessário conhecimento prévio de flauta doce e notação musical. Inscrições no local, antes do início da aula, até o dia 30.

O QUÊ: Curso Escuta do Corpo - Técnica Klauss Vianna.
ONDE: Sala de Dança 2 do DAC, da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 1.907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANDO: Toda segunda-feira, a partir de 16 de março, das 10h30 às 12h.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Inscrições no local, antes do início da aula, até o dia 30.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h