Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Artes, Design e Moda

Notícia

28/09/2021-15h50

Udesc Ceart participa do Encontro Tríplice de Música Antiga

 

 
Imagem: Divulgação.
O Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMus), participa do Encontro Tríplice de Música Antiga, que reúne três eventos, que inicia nesta semana e segue até 27 de novembro.

O professor do PPGMus Cassiano Barros é um dos organizadores do evento, que surgiu pelo Encontro de Pesquisadores em Poética Musical, que em 2021 assume uma proporção maior, ao se integrar à Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí/SP e ao Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora/MG, que constituem o "Encontro Tríplice".

Cassiano explica que os três eventos se relacionam por tratar de um objeto comum, a Música Antiga, que pode ser compreendida como aquela produzida, praticada e pensada no contexto do Antigo Regime, entre os séculos 16 e 18. “O Encontro de Pesquisadores está dirigido ao público acadêmico dedicado ao estudo e investigação das teorias, poéticas e práticas da Música Antiga. A Semana de Performance Histórica é dirigida à formação técnica e artística de músicos e o Festival Internacional de Música Antiga de Juiz de Fora é voltado para a formação de público”, explica Barros sobre cada um dos eventos, que estão diretamente relacionados com o projeto de pesquisa de pós-doutorado, desenvolvido por ele no PPGMUS, com apoio da Capes e a supervisão do professor Luiz Henrique Fiaminghi.

“A presença do PPGMus nessa organização não só contribui para que eles aconteçam, mas ajuda a criar oportunidade para divulgação e incentivo de outras atividades de pesquisa, cria oportunidade para a formação acadêmica e artística e cria canais de comunicação direta com a comunidade externa”, explica o professor que completa dizendo que o Encontro de Pesquisadores em Poética Musical e o Festival de Música Antiga explorarão o tema sintetizado pelo mote Ut pictura musica, que destaca as analogias possíveis entre a música e as artes plásticas nesse contexto antigo. Teremos palestras, apresentações musicais, debates e sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos, o que pode chamar a atenção da comunidade acadêmica da Udesc Ceart.

Programação dos eventos
Em 2021, quem acolhe à tríplice é a Cultura Artística, uma das entidades de maior representatividade cultural do país, com o objetivo de abranger os aspectos complementares da formação musical - didático, artístico e científico. Todos os três são gratuitos (confira a programação abaixo e no site - clique aqui) e acontecem de forma remota.


De 27 de setembro a 1º de outubro de 2021 acontece a 7ª Semana de Performance Histórica/Conservatório de Tatuí-SP, que tem como foco a formação de músicos práticos, ou seja, da interpretação musical em instrumentos de época. No entanto, o evento procura difundir a música antiga entre estudantes, diletantes ou profissionais, Em 2021, a semana oferece aulas em formato de masterclass de instrumentos representativos dos séculos 17 e 18: violino barroco, viola barroca, violoncelo barroco e viola da gamba, cordas dedilhadas históricas, flauta doce e cravo. Confira a programação do evento aqui.


Em outubro acontece o 32º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga/UFJF, entre os dias 25 e 29. O festival é um dos mais importantes e tradicionais eventos do gênero no Brasil, já que contribui para a renovação no campo da Música Antiga, introduzindo conceitos de interpretação histórica e formando novos público. Em 2021, o evento contará com uma série de cinco documentários discutindo a relação entre música e pintura e cinco episódios documentais abordando o processo de construção de apresentações musicais. Programação, informações e inscrições clique aqui

Para o mês de novembro, encerrando o Encontro Tríplice de Música Antiga, está marcado entre os dias 22 e 26, o 12º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos 16, 17 e 18/USP. O encontro, nesta edição, visa divulgar e ampliar as possibilidades de diálogo em torno deste tema. Ele terá como assunto principal de reflexão as relações entre essas formas simbólicas de representação. Confira a programação e mais informações clicando aqui

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h