Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/10/2023-17h33

Udesc Ceart promove 8º Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão em Moda a partir de segunda

Evento acontece nos dias 23 e 24 de outubro com atividades presenciais e online

 

Na próxima segunda e terça-feira, 23 e 24 de outubro, acontece o 8º Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão em Moda (SNPEM). Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), são dois dias de palestras, oficinas e apresentações de trabalhos, que ocorrem de forma híbrida.

Gratuito e aberto à comunidade, é necessária inscrição pelo formulário para participar das atividades. Mesmo participantes ouvintes devem realizar a inscrição no evento, assim como os autores dos trabalhos aprovados para apresentação no SNPEM. As apresentações ocorrem de forma virtual, por meio da plataforma zoom, e também serão transmitidas no Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart.

O evento tem foco na área de Moda e Tecnologia do Vestuário, mas os trabalhos submetidos se dividem em duas linhas de pesquisa: Design de Moda e Sociedade; e Design e Tecnologia do Vestuário. Os principais assuntos abordados no seminário são as pesquisas acadêmicas, a inovação no setor têxtil, o networking entre profissionais do mercado e da academia, além da criatividade compartilhada.

Na segunda-feira, às 9h, ocorre uma oficina sobre moda e tecnologia com a empresa de inovação tecnológica na área da moda - Audaces. Com o tema “Como utilizar a modelagem 3D para aprovação digital de modelos?”, a oficina tem como objetivo apresentar o programa Audaces 3D, ferramentas para costura, renderização, inclusão de estampa e configuração de tecido para otimizar o tempo e os custos na produção de uma peça piloto.

No mesmo dia, acontece a palestra de abertura do 8º SNPEM, às 18h30, com a professora e pesquisadora na área de design, Maria Celeste Sanches. A palestra tem como tema “Moda e Projeto - Estratégias Metodológicas em Design”, e aborda como os artefatos de moda proporcionam experiências sensoriais que levam à construção de sentidos, tornando-se mediadores das relações entre as pessoas e seus entornos.

Desde sua primeira edição em 2013, o seminário visa promover o diálogo entre instituições, pesquisadores, professores e alunos da área de Moda, além de apresentar e compartilhar resultados de pesquisas e projetos de extensão, de discentes e docentes, relacionados ao Departamento de Moda (DMO).

Confira a programação completa e acesse o site do Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão em Moda.

Serviço

O quê: 8º Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão em Moda.
Quando: 23 e 24 de outubro.
Onde: Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart e apresentações via zoom.
Quanto: Evento gratuito e aberto ao público, inscrições pelo formulário.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h