Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/03/2024-18h58

Udesc Ceart promove atividades com o escritor argentino Carlos Skliar de 18 a 20 de março

 

Nos dias 18, 19 e 20 de março, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá como convidado o professor, escritor e pesquisador argentino, Carlos Skliar, para duas palestras e uma conversa com acadêmicos. Os encontros foram organizados pelo grupo de pesquisa [compor], do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), em colaboração com o Projeto Integrado, do Departamento de Artes Visuais (DAV), e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

A programação também conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

No primeiro dia, será realizada a palestra inaugural das aulas do PPGAV, "A arte do recomeço: é verdade a crise da narrativa?", que abordará a complexidade do conceito de mundo e suas diferentes camadas.

No segundo dia, a conversa "Narrar, pensar e escrever no mundo contemporâneo" contará com a participação de acadêmicos dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) e em Educação (PPGE). O foco será na adaptação das narrativas ao mundo contemporâneo e suas diferenças em relação ao passado.

A programação será concluída com a aula inaugural do PPGE Udesc, "O que significa 'ter' educação?", que visa promover reflexões sobre o uso das noções de educação e posse na sociedade, questionando sua implicação em hierarquias culturais discriminatórias e distorcendo a visão sobre as relações humanas.

Sobre o ministrante

Carlos Skliar possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidad Del Museo Social Argentino, especialização em Licenciatura em Fonoaudiologia, e Doutorado em Ciências da Recuperação Humana, pela mesma Universidade. Realizou estudos de pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade de Barcelona. Atualmente é Pesquisador Principal da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, na Argentina. Autor de inúmeros livros e artigos, entre eles, Experiências com a palavra (2013); Desobedecer a linguagem: Educar (2014); além de Ensayos en Lectura (Universidade Estadual de Rio de Janeiro, 2020), Mientras respiramos (Buenos Aires, Noveduc, 2020), De haberlo escrito antes (Buenos Aires, Noveduc, 2022) y Cartas Educativas (Noveduc, 2023).



Serviço

Palestra inaugural PPGAV: "A arte do recomeço: é verdade a crise da narratividade?"
Quando: 18 de março de 2024, às 14h
Onde: Auditório Maria Cristina Alves dos Santos Pessi - CEART/UDESC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.

Conversa com acadêmicos: "Narrar, pensar e escrever no mundo contemporâneo"
Quando: 19 de março, às 14h
Onde: Auditório Maria Cristina Alves dos Santos Pessi - CEART/UDESC
Quanto: Gratuita e aberta apenas para acadêmicos do PPGAV e PPGE.

Palestra inaugural PPGE: "O que significa 'ter' educação?"
Quando: 20 de março, às 14h
Onde: Auditório Tito Sena - FAED/UDESC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.



Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h