Foto: divulgação
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove cerimônia em homenagem aos 20 anos do Coletivo Ação Zumbi no dia 17 de novembro. A programação conta com performance teatral e exibição de vídeos a partir das 18h, no Auditório Professora Maria Cristina Pessi, no Ceart.
Iniciado em 2005, o Coletivo desenvolve projetos nas áreas de teatro, cinema, dança e vídeo, que incluem a montagem de espetáculos, oficinas e organização de eventos, buscando valorizar e incentivar a formação de artistas negros. A partir do fortalecimento da visibilidade artística da cultura afro-brasileira, a iniciativa traz à tona memórias da presença negra em Florianópolis.
O evento integra a programação do Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (NUDHA) referente ao Novembro da Consciência Negra. Coletivos teatrais negros, Blocos afro da Grande Florianópolis, pessoas que fizeram parte da história do Coletivo, estudantes e professoras das Artes Cênicas estarão presentes.
Segundo Janaína Amorim, coordenadora do NUDHA, a importância do evento é reconhecer o Coeltivo Teatral Negro mais antigo de Santa Catarina. “É o reconhecimento de uma Universidade Pública e de um curso de Teatro que contempla este coletivo, que tem 20 anos de existência e resistência”, conclui.
O evento é realizado pelo NUDHA e pelo programa Diálogos Recíprocos, juntamente com a direção de extensão e o Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Udesc Ceart. A cerimônia é gratuita e aberta ao público.
Serviço
O quê:
Quando: 17 de novembro, às 18h
Onde: Auditório Professora Maria Cristina Pessi, Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc
Quanto: gratuita e aberta ao público
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350