Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/12/2022-09h41

Udesc Ceart promove oficina de Cornetto e Trompete Barroco com músico argentino dias 14 e 15

Além da realização da oficina o músico Gustavo Gargiulo faz parte de concertos em parceria com o grupo Capelle 1641 da cidade de São Pedro de Alcântara

Gustavo Gargiulo, músico argentino, ministrará oficina. Foto: Carolina Calderon/Arquivo pessoal Gustavo Gargiulo.
O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com inscrições abertas para a oficina de Cornetto e Trompete Barroco com o músico argentino Gustavo Gargiulo. A atividade acontece nos dias 14 e 15 de dezembro das 9h às 12h, na Udesc Ceart. Junto à oficina, também, serão realizados concertos com o músico.

A oficina será voltada à ornamentação e à apresentação do cornetto, um instrumento antigo que viveu entre os séculos 16 e 18. A oficina é aberta ao público em geral e não é necessário ter conhecimento prévio. Ela se destina especialmente para músicos e curiosos que possuem interesse em música antiga. as vagas são ilimitadas e para participar os interessados devem preencher o formulário eletrônico.

Os eventos são produzidos pelo programa em parceria com conjunto de música histórica Capelle 1641, da cidade de São Pedro de Alcântara (SC), que fica na região da Grande Florianópolis. O organizador da oficina, doutorando do PPGMUS, Vinícius Chiaroni, disse que a ideia surgiu a partir de uma conversa entre grupo de música, no qual ele participa, e do seu orientador, professor Luiz Henrique Fiaminghi, que ao saber da vinda do músico Argentino para a cidade sugeriu a realização da oficina. “A intenção é aproveitar a presença dele pra fins didáticos”, afirma Vinícius.

Concertos
Além da oficina, serão realizados três concertos com o grupo e com a participação do palestrante. O primeiro, no dia 13 de dezembro, às 19h na cidade de São Pedro de Alcântara e outros dois nos dias 14 e 15, no bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis, ambos às19h.

Currículo do ministrante
Gustavo Gargiulo é músico cornetista natural de Buenos Aires, na Argentina. Ele realizou estudos de trompete em sua cidade natal, integrando vários ensembles e orquestras, e sua vocação pela música antiga o levou a estudar e investigar o trompete barroco e o cornetto. Na sua formação foi realizada em masterclasses de Laszlo Borsody e Lene Langeballe, e no Conservatório de Genebra na Suíça. Depois ele aperfeiçoou seus estudos no Conservatório Superior da Região de Paris, na França com o mestre Jean Tubéry, onde obteve seu Diploma de Concertista em Música Antiga. Ele se apresenta frequentemente com os ensembles de Suíça, França, Alemanha, Itália, Argentina; sob a direção de Leonardo Garcia Alarcon, René Jacobs, Gabriel Garrido, Manfredo Kraemer, entre outros grandes maestros. Conta em seu histórico com mais de 15 gravações em CD e DVD para os selos Harmonia Mundi, Naîve e Alpha. Desenvolve uma intensa atividade pedagógica na Argentina, Brasil e na Europa como professor em masterclasses na USP, na UNICAMP, e em outros países como Chile, França, Tchéquia, Polônia e Hungria. 

Serviço
O quê: Oficina de Cornetto e Trompete Barroco;
Quando: 14 a 15 de dezembro, das 9h às 12h;
Onde: Udesc Ceart . Av. Madre Bevenuta , 1907, Itacorubi , Florianópolis-SC.
Inscrições: via formulrário eletrônico - clique aqui.
Quanto: gratuito.

Serviços Concertos 
O quê: Concerto Capelle 1641: Johann Rosenmüller (1ª récita);
Quando: 13 de dezembro, das 19h ;
Onde: Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara, R. João Pering , 254 - Centro, São Pedro de Alcântara - SC
Quanto: gratuito.

O quê: Concerto Capelle 1641: Johann Rosenmüller (2ª récita);
Quando: 14 de dezembro, às 19h;
Onde: Santuário N. S. da Imaculada Conceição da Lagoa, R. Francisca Luiza Vieira, 220 - Lagoa da Conceição, Florianópolis - SC
Quanto: gratuito.

O quê: Concerto Il Serenissimo Cornetto;
Quando: 15 de dezembro, às 19h;
Onde: Santuário N. S. da Imaculada Conceição da Lagoa, R. Francisca Luiza Vieira, 220 - Lagoa da Conceição, Florianópolis - SC
Quanto: gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h