Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/11/2022-18h24

Udesc Ceart promove oficina de sonorização criativa a partir de 9 de novembro

Na foto, o musicista, compositor, produtor musical e técnico de som Fernando Caramori, ministrante da oficina. Foto: Divulgação

Com o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica de novas linguagens e tecnologias, as oficinas de “Práticas Diferentonas em Artes, Design e Moda” serão oferecidas pelo Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A primeira delas será uma oficina de sonorização criativa, que acontecerá às quartas-feiras do mês de novembro. As inscrições estão abertas e podem participar interessados em sonorização e produção musical.

Ministrada por Fernando Caramori, a oficina “Educasom: Oficina de Sonorização Criativa” ocorre nos dias 9, 16, 23 e 30 de novembro, das 19h às 21h, na sala do Espaço Inovador de Ensino (Espine), na Udesc Ceart, em Florianópolis. Serão quatro aulas com teoria e atividades práticas supervisionadas, as quais envolverão a sonorização de eventos promovidos pelo Centro, como o Ceart Aberto à Comunidade em 19 de novembro, e apresentações de disciplinas dos cursos de Música e Teatro.

O intuito é gerar autonomia aos participantes em seus projetos sonoros e desenvolver familiaridade com a linguagem da técnica do som. Com um total de 20 vagas, as inscrições podem ser realizadas via formulário online. O evento é aberto também à comunidade e serão priorizadas as pessoas que tenham algum projeto que envolva sonorização em andamento, como por exemplo: espetáculos teatrais, shows de música ou performances. A divulgação dos selecionados será realizada através do e-mail, telefone ou outro contato cadastrado no ato da inscrição. Será disponibilizado certificado de 8h para quem participar das aulas e das atividades práticas.

A oficina gratuita é promovida pelo Espaço Inovador de Ensino (Espine) e Núcleo de Produção Cultural (NPC) da Udesc Ceart. “O projeto ‘Práticas Diferentonas em Artes, Design e Moda' busca integrar novas tecnologias às práticas e saberes dos estudantes, que vão além do contexto do ensino, pesquisa e extensão”, afirma Karin Vanelli, coordenadora do Espine da Udesc Ceart.

Novas oficinas, com outros temas, já estão programadas para ocorrerem neste ano, como a “Oficina de Prototipagem - Introdução à impressão 3D”, o “Workshop de Realidade Virtual - Sinestesia entre Artes Visuais e Música”, a “Oficina de Caracterização de Personagem (em Moda e Teatro)" e o workshop “Produção Cultural - Desafio de produção do festival FIK 2023”.

Sobre o ministrante

Fernando Caramori é musicista, compositor, produtor musical e técnico de som, tem a guitarra e o violão como seus principais instrumentos. Estudou na Escola Livre de Música de Florianópolis e integrou o Núcleo de Estudos Musicais de Alegre Corrêa. Foi cofundador do projeto Cine Theatro Remix, onde compõe e toca trilhas sonoras ao vivo para filmes mudos.

Em 2018, ingressou no curso de licenciatura em Música da Udesc, de 2019 a 2022 atuou como bolsista na área de sonoridades no Luz Laboratório, onde trabalhou como técnico de som, pesquisador de sonoridades para a cena e realizou projetos de compras de equipamentos para sonorização.

Atualmente é pesquisador das relações entre música e cena e integra o coletivo de artes Cia Mosca, onde atua como musicista em cena e mediações musicais. Trabalha com produção de áudio para uma startup, tendo projetos de educação imersiva que circulam em escolas públicas da Grande Florianópolis e no Reino Unido. E também é integrante do quarteto de Jazz Manouche La Pompette.

Serviço

O QUÊ: Oficina de Sonorização Criativa, com Fernando Campos Caramori;
QUANDO: Nos dias 9, 16, 23 e 30 de novembro, das 19h às 21h;
ONDE: Espine, na Udesc Ceart, Av. Madre Bevenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis-SC;
QUANTO: Gratuito.
INSCRIÇÕES: Pelo formulário online.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-835 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h