Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/03/2023-15h39

Udesc Ceart promove oficina e palestra na próxima semana com o músico Budi Garcia

Eventos fazem parte do Ciclo Música em Movimento do PPGMUS

Legenda
O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove oficina sobre arranjo e palestra sobre a imaginação e criação musical com Budi Garcia nos dias 3 e 4 de março. Os eventos fazem parte do III Ciclo Música em Movimento: Projeções Sonoras – Mesclas Instrumentais e teve início no dia 28 de março.

A Oficina "Arranjo: arriscando o enunciado de um ´clássico´ da Música Popular" acontecerá na segunda-feira, 3 de março, às 14h, no auditório Ione Urbano Sant'Anna (DMU). Na atividade serão apresentados conceitos acerca de autoria, criação e interpretação na música popular, o arranjo como arremate de enunciados musicais e uma tipologia do arranjo e as possibilidades no tratamento de um "clássico" do repertório. O evento é aberto a comunidade e necessita de inscrição que deve ser feita na secretária do Departamento de Música.

Na terça-feira, 4 de abril, a palestra acontece no auditório do Bloco Amarelo, às 14h, terá a palestra sobre a imaginação e criação na música. Segundo a organizadora, professora Maria Helena Pavoas a palestra vai falar sobre o “patrimônio intangível, cenários culturais, a música como fato e expressão social, os processos criativos e intertextualidade na música popular e a performance musical como vetor tensivo de atualização e crítica de obras e repertórios fonográficos”

O ciclo acontece até o mês de maio e contará com outros professores convidados: Alexandre Zamith e William Teixeira. Dentre as atividades previstas estão recital de piano, palestra sobre os modelos de interação na performance da música eletroacústica mista entre outras atividades.

Sobre o ministrante

Hermilson Garcia do Nascimento, mais conhecido como Budi Garcia, é guitarrista, compositor e arranjador em atividade profissional desde 1985. Ele lecionou na Universidade Federal de Uberlândia entre 1994 e 2012, ano em que se tornou professor de guitarra da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Música da Unicamp. A sua produção docente e de pesquisa se volta aos aspectos teórico-práticos e criativos da música popular, sobretudo a brasileira, concentrando-se particularmente no conhecimento dos guitarristas e violonistas.

Serviço 1

O quê: Oficina Arranjo: arriscando o Enunciado de um “clássico” da Música Popular.
Quando: 3 de abril, às 14h.
Onde: Auditório Ione Urbano Sant’Anna (DMU) da Udesc Ceart - Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
Inscrições: Secretária do curso de música.
Quanto: Gratuito e aberto ao público.

Serviço 2

O quê: Palestra Música, imaginário e criação: discutindo a componente crítica na performance de música popular.
Quando: 4 de março, às 14h.
Onde: Auditório Cristina Pessi (Bloco Amarelo) da Udesc Ceart - Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
Quanto: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h