Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/11/2022-19h12

Udesc Ceart promove oficinas de canto, percussão e escrita criativa em alusão ao mês da consciência negra

Em alusão ao mês da Consciência Negra, o Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove uma série de atividades ao longo deste mês, no evento “Novembro Negro Ceart 2022”. Entre as atividades, estão previstas oficinas de canto, percussão e escrita criativa nos dias 23 e 24 deste mês.

Oficina de canto e percussão

No dia 23 de novembro ocorre a oficina de canto e percussão, com Juliana D Passos, cantora, produtora cultural e pesquisadora da negritude no Brasil. A atividade será realizada das 13h30 às 17h30 em dois locais, na sala 15 do Departamento de Música (DMU) e na sala de Cenografia do Departamento de Artes Cênicas (DAC).

O evento é aberto à comunidade e as inscrições podem ser realizadas pelo formulário online. Estão disponíveis 15 vagas para cada uma das atividades (canto e percussão), preenchidas por ordem de inscrição.

O trabalho da artista Juliana D Passos busca trazer a consciência da liberdade religiosa, combater a intolerância e promover a diversidade cultural brasileira, oriunda da ancestralidade africana. Seu trabalho estrutura-se a partir de diversificados elementos como música, dança, performance teatral e outros elementos artísticos e folclóricos inspirados e fiéis à matriz africana, que reside na raiz da identidade brasileira.

A oficina de canto é um espaço criado para que todas essas referências entrem em cena e sejam vivenciadas coletivamente. Já os instrumentos africanos são parte de um trabalho mais amplo da artista, o qual inclui um cenário que reúne estampas étnicas e típicas do universo tribal, máscaras e esculturas ligadas ao misticismo típico do povo africano. 

POESIA-ME: Oficina de escrita criativa para o fim do mundo

Já no dia 24 de novembro, às 10h, ocorre a oficina “POESIA-ME: Oficina de escrita criativa para o fim do mundo”, ministrada por Marcos Fábio Cardoso de Faria, professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM) e dramaturgo do Grupo dos Dez, onde desenvolve pesquisa sobre musicais tipicamente brasileiros, corporeidade afro-brasileira e teatro afro-brasileiro.

A atividade ocorre no Espaço Inovador de Ensino (Espine) da Udesc Ceart, com inscrições pelo formulário online. Estão disponíveis 15 vagas, abertas também à comunidade, e preenchidas por ordem de inscrição.

A oficina configura-se como parte de um trabalho mais amplo do artista, o qual inclui dramaturgia, teatro contemporâneo, teatro político, estudos sobre hiv/aids e literatura, estudos de gênero, teoria e crítica literária. Nesta atividade, Marcos retoma o conceito Afroapocalipse, que foi desenvolvido pelo Grupo dos Dez, buscando incitar a escrita criativa.

“Para isso, partiremos da pergunta: como escrever poesia na iminência da destruição? Tentaremos respostas na produção negra, uma vez que essa população foi marcada por estar sob a mira da morte (a matada, a morrida e, ainda, a simbólica), e, ainda assim, conseguiu permanecer e gerar um acervo ímpar de manifestações poéticas. Por que a poesia? Porque é o que dá tempo de fazer quando o mundo está prestes a acabar (e isso acontece a todo instante). O que proponho, então, é: escrever para o fim do mundo, mas antes que ele acabe de vez”, afirma o ministrante.

Demais atividades do “Novembro Negro Ceart 2022”

Outras atividades também estão programadas para serem realizadas no evento “Novembro Negro Ceart 2022”, como a mostra "Olho Negro", uma roda de conversa sobre os 10 anos da Lei de Cotas, o lançamento do filme "Caminhando com Antonieta de Barros", a exibição do longa "Mares do Desterro", a apresentação do Grupo Africatarina e uma Feira Afro.

Saiba mais no site do Nudha.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h