Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/02/2024-17h42

Udesc Ceart publica vídeo sobre workshop de tendência e inovação no campo da Moda

Atividade foi ministrada pelo professor convidado William Afonso Cantú, da Universidade de Lisboa, em agosto de 2023

Foto: Fernanda Ferreira
Está disponível no canal do YouTube do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) vídeo com a cobertura do workshop "Culture Catalysts: como construir caminhos para a inovação na moda pela pesquisa de tendências", realizado em agosto de 2023 pelo Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa). O evento foi ministrado pelo professor convidado William Afonso Cantú, da Universidade de Lisboa. 

Gratuito e aberto aos estudantes do mestrado, o workshop ocorreu no Espaço Inovador de Ensino (Espine) da Udesc Ceart. A iniciativa foi organizada pela professora Sandra Rech, integrante do PPGModa. A semana teve como objetivo central abordar e compreender como a cultura pode funcionar como um catalisador para a inovação no desenvolvimento de produtos na indústria da moda.

Cada dia do workshop teve um foco específico, abrangendo desde a análise sociocultural do contexto em que os produtos estão inseridos, até a criação de perspectivas de cenários e produtos inovadores. William utilizou diversas abordagens metodológicas, incluindo técnicas tradicionais como a observação, bem como métodos mais especializados, como o coolhunting, que envolve a análise e previsão de mudanças nas tendências culturais, sejam elas novas ou já existentes.

Como membro do Centro de Estudos em Educação e Inovação do Instituto Politécnico de Leiria (CI&DE), o professor trouxe à tona práticas que surgiram a partir de suas pesquisas realizadas em Portugal e as combinou com as já consolidadas na Udesc, com o objeto de explorar tendências e identificar novos processos metodológicos. "Apesar das semelhanças culturais, a comparação das pesquisas realizadas em locais distintos resultou em descobertas diferentes, criativas e ricas", compartilha.

"A pluralidade do projeto acaba por trazer novas faíscas de inovação, possibilitando uma reavaliação do presente e a descoberta de direções e trajetórias para o futuro da indústria da moda". É o que enfatiza William, sobre a importância da abordagem multidisciplinar adotada no workshop para estimular a inovação no meio acadêmico.

Ele destaca que espaços como a sala Espine desempenham um papel vital no processo de inovação, ao mesmo tempo em que preservam a tradição acadêmica. "Este não é um ambiente de ensino convencional, o que o torna particularmente propício para gerar novas dinâmicas e concepções diferentes que, possivelmente, ficariam limitadas em uma sala de aula tradicional”, complementa William.

Emanoela Mardula, aluna do mestrado em Moda, relata que participar desse projeto representa uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos, principalmente devido à relevância dos temas abordados em relação às pesquisas acadêmicas dos estudantes. "É muito bacana compartilhar perspectivas sobre cenários futuros, aprofundar o entendimento sobre a projeção de tendências e sua aplicação em diferentes áreas", conta a mestranda.

O vídeo foi produzido pela equipe do Núcleo de Comunicação, imagens e edição pela estagiária Fernanda Ferreira, locução e reportagem pela estagiária Luiza Vianna, sob coordenação de Heloíse Guesser e Laís Moser. Disponível no canal do YouTube do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart).

Sobre o ministrante

William Afonso Cantú é docente no ensino superior, investigador integrado do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL) e colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação do Instituto Politécnico de Leiria (CI&DE). Possui um pós-doutoramento em Estudos de Tendências e um Doutoramento em Estudos de Cultura pela Universidade de Lisboa.

É mestre em Design e Cultura Visual e Licenciado em Design pea Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (IADE). Leciona unidades curriculares no contexto das Artes, Cultura e Tendências, tem participado em projetos de investigação, bem como orientado e participado em provas nas suas áreas de especialidade. É autor de artigos e capítulos de livros no âmbito nacional e internacional em publicações com revisão de pares indexadas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h