Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/02/2022-16h28

Udesc Ceart reabre laboratório de fotografia após reforma completa

Reitor e equipe estiveram no centro onde também trataram sobre o prédio do curso de Design

Reitor e equipe, com servidores e equipe diretiva do Ceart. Foto: Heloíse Guesser.
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), após um período de reforma, reabriu nesta quarta-feira (9) o laboratório de fotografia do centro. Com orçamento de aproximadamente R$160 mil, o local recebeu todos os reparos necessários para atender às demandas dos cursos, especialmente Artes Visuais e Design.

Na ocasião, o reitor Dilmar Baretta e membros da sua equipe, estiveram com a equipe diretiva do Ceart e membros da comunidade, inaugurando a placa referente à obra realizada no último ano. “Nós ficamos muito felizes com a inauguração, era uma obra muito esperada pelo Centro de Artes e com certeza muito importante para os cursos que a ele estão vinculados. Parabenizo o Ceart, que inicia 2022 com a inauguração dessa brilhante obra”, afirma o reitor.

Para a gestão da Udesc Ceart o resultado atingiu o objetivo de recuperar um espaço de grande importância, visto que o laboratório de fotografia possui todos os equipamentos e espaços necessários para o trabalho com a fotografia analógica, e é um dos poucos laboratórios do gênero existentes no Brasil. “É muito importante recuperar essa edificação com uma reforma completa do prédio. Toda a parte estrutural, desde o piso os telhados, as cobertutras e calhas, até o sistema hidráulico, todos contemplados. Devolvemos ao Ceart um prédio com capacidade adequada para o uso dos alunos e para que a fotografia analógica possa ser retomada no centro”, comenta o diretor administrativo do Ceart, Gustavo Pinto de Araújo.

Para o técnico em fotografia Roberval de Oliveira Santos a expectativa é que o laboratório seja mais e melhor utilizado.  “Além das aulas, esperamos poder oferecer outras atividades como oficinas e cursos, aproveitando ainda mais esse espaço, que é um dos últimos desse estilo no Brasil”, acrescenta Roberval.

Reunião sobre o prédio do Design
Na mesma tarde, as equipes da Reitoria e do Centro de Artes, realizaram uma reunião para tratar do projeto para o prédio do Departamento de Design (DDE).

A professora Anelise Zimmermann e o professor Célio Teodorico dos Santos, Chefe e Sub-chefe do DDE, respectivamente, apresentaram ao reitor  e pró-reitores presentes, para dar continuidade às etapas de construção do prédio do curso, o projeto da oficina metal-mecânica a partir de contêiners habitáveis para licitação. “Apresentamos a proposta dessa estrutura temporária para que possamos dar continuidade às atividades da oficina durante a construção do prédio do Design. Um espaço que seja adequado e seguro para o uso dos equipamentos na elaboração de protótipos e produtos”, explica Anelise.

Ainda de acordo com a professora, após a construção do prédio, o espaço da oficina poderá ser utilizado como local multiuso, para exposições, convivência e eventos.

A diretora-geral do Ceart, Daiane Dordete, afirma que são diversas as etapas até a conclusão da edificação: “Precisamos, ainda, fazer a sondagem do terreno, licitar projetos complementares, para aí sim chegar à licitação da construção do prédio. A expectativa é que o recurso seja liberado rapidamente para seguirmos até a licitação da etapa final”, finaliza Daiane.

Confira os registros na galeria de imagens.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h