Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/05/2020-15h42

Udesc Ceart realiza curso sobre planejamento para atividades não presenciais para professores

Curso é iniciativa da Direção de Ensino de Graduação e acontecerá por videoconferência, dia 5 de junho, por meio do BBB da plataforma Moodle

 
A Direção de Ensino de Graduação (DEG) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará, em 5 de junho, o curso de formação “Planejamento Pedagógico para Atividades Não Presenciais”, destinado aos professores do centro.

O curso será ministrado pela professora Roselaine Ripa, do Centro de Educação a Distância (Cead) da Udesc, via videoconferência, por meio do BBB da plataforma Moodle. Na ementa estão os elementos do planejamento, que abrange questões como plano de ensino, agenda, AVA-Moodle, além de atividades síncronas e assíncronas, avaliação e feedback.

De acordo com a DEG, o objetivo do curso é capacitar os docentes para as questões de ordem pedagógicas  intrínsecas ao ensino não presencial a  partir da plataforma Moodle, utilizada pela universidade. Para a direção, é importante um planejamento que priorize a qualidade do ensino não presencial, buscando a capacitação, tecnologia e o acesso para a execução das melhores práticas educacionais que devem ser fundamentais para garantir a qualidade nas ações  de ensino a serem desenvolvidas na universidade no período em que a sociedade e toda a comunidade acadêmica vive em isolamento social, em virtude da pandemia da Covid-19.

A iniciativa surgiu, principalmente, após uma pesquisa feita pelo Ceart, na qual 66,7% dos professores, declararam não ter familiaridade suficiente com o ambiente virtual de aprendizagem - Moodle - para realizar a reposição das aulas.

O curso não é obrigatório, porém a equipe da Direção de Ensino de Graduação reforça que a participação dos professores é fundamental, uma vez que a Udesc utilizará o ensino não presencial na Graduação. Acrescenta ainda, que atividades como essa, fazem parte do Programa de Apoio a o Ensino de Graduação (Prapeg), que contém iniciativas com o intuito de oportunizar informação, compartilhamentos de práticas e saberes, visando ações de formação educacional e humana nas práticas pedagógicas que se desenvolvem no Ceart.

SERVIÇO
O que: Curso "Planejamento Pedagógico para Atividades Não Presenciais"
Data: 5/6/2020
Horário: das 14h às 16h
Onde: Via BBB do Moodle
Público-alvo: Professores do Ceart
Informações: deg.ceart@udesc.br


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h