Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/09/2022-11h07

Udesc Ceart realiza eventos em homenagem ao pianista Sergei Rachmaninoff na próxima semana

Professor e pianista Germano Gastal Mayer.

O Programa de Extensão Pianíssimo em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza três eventos no Auditório do Departamento de Música (DMU) do Ceart, nos dias 29 e 30 de setembro. Ministrados pelo professor e pianista Germano Gastal Mayer, será feito um recital de piano solo, uma aula aberta e uma palestra sobre a Op. 23 de Sergei Rachmaninoff.

O recital de piano solo é aberto a todos os públicos, e acontece no dia 29 de setembro, às 19h. Germano vai iniciar as apresentações com os dez prelúdios Op. 23, do compositor, pianista e maestro Sergei Rachmaninoff, e em seguida o pianista irá executar a obra: Variações e Fuga sobre um Tema de Handel, Op. 24, de Johannes Brahms. "Brahms foi um entusiasta da música do passado, colecionando manuscritos e explorando novas possibilidades com formas musicais pré-existentes. Em contraste, apresentarei o romantismo tardio de Rachmaninoff, com os 10 prelúdios op. 23. Venho preparando este programa de maneira muito animada, e não vejo a hora de apresentá-lo na Udesc", afirma o professor Germano.

No dia seguinte, das 9h às 12h, Germano vai realizar uma aula aberta com os estudantes de piano, nela ele irá auxiliar as maiores dificuldades que cada um possui. Em seguida, às 14h, acontece a palestra “Os prelúdios Op. 23 de Sergei Rachmaninoff: aspectos estéticos e possibilidades de abordagem”. Com o propósito de discutir os principais aspectos históricos que sobreviveram associados a Rachmaninoff, será um dia para identificar desafios e apontar estratégias de estudos. "Talvez pelo fato de ter sido um pianista concertista, o seu trabalho composicional veio a agregar reconhecimento aos poucos. Hoje sua obra tem importância insubstituível no repertório escrito por extenso para piano", reitera.

A aula aberta disponibilizará certificado de 3h para os participantes, e a palestra de 2h. 

Sobre Germano Gastal Mayer
Germano Mayer é um pianista sul-riograndense e entusiasta da pedagogia do piano. É formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde obteve os títulos de bacharel e mestre em música, e pela Universidade de Iowa, localizado nos Estados Unidos, fez seu doutorado em performance e pedagogia do piano. Integrou os corpos docentes de Instituições como Escola de Música e Belas Artes do Paraná e a prestigiada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizado em Joinville. Desde 2009 leciona no curso de bacharelado em Piano da Universidade Federal de Pelotas, nesta cidade além de orientar jovens pianistas, desenvolve projetos artísticos-musicais. 

Serviço 1
O quê: Recital de piano solo;
Quando: 29 de setembro, às 19h;
Onde: no Auditório do DMU;
Quanto: gratuito.

Serviço 2
O quê: Masterclass de piano;
Quando: 30 de setembro, das 9h às 12h;
Onde: no Auditório do DMU,
Quanto: gratuito.

Serviço 3
O quê: Palestra “Os Prelúdios Op. 23 de Sergei Rachmaninoff : aspectos estéticos e possibilidades de abordagem”;
Quando: 30 de setembro, às 14h;
Onde: no Auditório do DMU;
Quanto: gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h