Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/11/2021-16h58

Udesc Ceart realiza live sobre arte, comunidade e questões étnico-raciais

Evento é promovido pelo Programa de Extensão Núcleos Comunitários de Cultura

Live acontecerá no dia 23 de novembro. Arte: Fabiana Sabatini / Núcleo de Comunicação Ceart.
Arte, comunidade e relações étnico-raciais: esse é o tema da live que será realizada pelo Programa de Extensão Núcleos Comunitários de Cultura, do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no dia 23 de novembro, uma terça-feira, às 19h, pelo Instagram da Biblioteca Livre do Campeche - Bilica, apoiadora do evento.

Com o intuito de propor uma desnaturalização das desigualdades de raça, gênero e classe, a live tem como objetivo oferecer um olhar crítico para as relações raciais pautadas nas hierarquias e, promover o debate de estratégias para o reconhecimento e valorização da história e da cultura negra, por meio da arte. A arte-educadora e uma das participantes do evento Jennifer Jacomini, conta que a proposta é discutir sobre diversidade e inclusão étnico-racial, no contexto da pandemia, momento em que as desigualdades estruturais ficaram mais acentuadas e evidentes, e completa dizendo que a importância da live, "é a contribuição para a valorização da diversidade e o combate ao racismo institucional".

Direcionada a agentes sociais e culturais, artistas, educadores e arte-educadores, especialmente da rede pública de ensino de Santa Catarina. O evento gratuito, possibilita a interação em tempo real com o público participante, o que viabiliza a troca de experiências e práticas, por meio dos principais assuntos que serão abordados.

Entre os tópicos que serão debatidos estão questões como a representatividade de pessoas pretas, em diferentes espaços e assumindo posições de liderança; Lei Federal 10.639/2003; reconhecimento e valorização da identidade dos afro-brasileiros e africanos; combate ao racismo, ao fundamentalismo e ao reacionarismo; políticas de ações afirmativas; reparação histórica; e a relação destes assuntos com a arte, e as artes nos contextos comunitários.

O evento contará com a participação da professora, doutora em Teatro, Julianna Rosa de Souza, que tem experiência e atuação na área das relações raciais; com a pesquisadora e arte-educadora Jennifer Jacomini, da Udesc Ceart; e com o ator e bailarino Luan Renato Telles.

Sobre o programa
O programa de extensão Núcleos Comunitários de Cultura, coordenado pela professora Tereza Mara Franzoni, tem como objetivo, contribuir para o fortalecimento da associação cultural Biblioteca Livre do Campeche - BILICA. Criada em 2007, na região do Campeche, Florianópolis, SC. A BILICA é uma iniciativa dos moradores locais, funcionando como um centro cultural que reúne crianças, jovens e adultos. Lá são oferecidas atividades artísticas culturais de diversos tipos, além do empréstimo de livros. A entidade tem como princípio a gratuidade das atividades, os serviços oferecidos, a organização autônoma e o trabalho voluntário, pretendendo assim ser um espaço comunitário de encontro e de produção cultural.
ssim ser um espaço comunitário de encontro e de produção cultural.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h