Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/10/2020-18h37

Udesc Ceart realiza live sobre censura às artes, perseguição e liberdade de expressão

Evento acontecerá no canal do Youtube do Ceart na segunda-feira, 5 de outubro.

 
Na próxima segunda-feira (5), o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará uma live com o tema “Censura às artes: perseguição e liberdade de expressão no contexto catarinense”, a partir das 19h, no canal oficial da Udesc Ceart, no YouTube.

A iniciativa surgiu por meio de uma avaliação dentro disciplina Metodologia do Ensino do Teatro III, ministrada pelo professor Henrique Bezerra de Souza, no curso de licenciatura em Teatro, com contribuição da estagiária Laís Jacques Marques, mestranda do Programa de Pós-graduação em Teatro (PPHT) da Udesc Ceart.

O evento será mediado pela doutoranda do PPGT, Jussyanne Emidio e contará com a participação dos artistas Paula Bittencourt e Malcon Bauer. “A proposta da mesa virtual é tratarmos da problemática da censura às artes, que vem crescendo nos últimos anos no Brasil. Exercida das mais diferentes maneiras, a censura se torna empecilho à criação artística e representa um risco à cultura nacional”, explica Jussyane.

Para os organizadores transformar a discussão, que surge por meio da disciplina, em uma live, vem ao encontro da importância do tema à sociedade, especialmente à catarinense: “A pressão social de grupos marginalizados e a discussão sobre o que desencadeia o humor e a piada tem sido encarado por grupos conservadores como “censura à liberdade de expressão”. Em Santa Catarina, não tem sido diferente”, completa a mediadora.

O objetivo do encontro, ainda segundo Jussyane “é tratar das questões que têm fomentado nos últimos anos entre 2010 e 2020, a perseguição a artistas e o termo ‘politicamente correto’ no humor que, equivocadamente, é tratado como censura à liberdade de expressão”.

Convidados e mediadora

Malcon Bauer é ator, dramaturgo, professor e pesquisador formado em Artes Cênicas pela Udesc Ceart. Atualmente realiza o projeto "Lugar de Piada" que analisa as relações da comédia com grupos sociais oprimidos. 

Paula Bittencourt é atriz, diretora, dançarina, contadora de histórias, palhaça, arte-educadora e produtora, graduada em Artes Cênicas e mestra em Teatro pela Udesc Ceart. Como atriz, recentemente atuou no espetáculo “A Menina e sua sombra de Menino” (2019). Instagram.

Jussyanne Emidio é atriz, bailarina, cantora e professora de artes, mestra e doutoranda em Teatro (PPGT/Udesc), onde desenvolve pesquisa sobre performatividade, gênero, imaginários, religiosidades e práticas teatrais feministas.

Confira os perfis no Instagram: Paula - @malagueta.palhaca; Malcon - projeto @lugar.de.piada@malconbauer; Jussyane@jussyanneemidio.

SERVIÇO:

O quê: Live “Censura às artes: perseguição e liberdade de expressão no contexto catarinense”;
Quando: 5 de outubro (segunda-feira)
Onde: Canal da Udesc Ceart, no YouTube;
Acesso: aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp:(48) 3664-8350.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h