Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/10/2021-16h25

Udesc Ceart realiza o 1º Prospecções em Design nesta quinta-feira

Tema do evento será Decolonialismo, inclusão e questões étnico-raciais no ensino e práticas do Design

Imagem: Divulgação.
Nesta quinta-feira (14), o Departamento de Design (DDE), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza a 1ª edição do Prospecções em Design, que terá como tema “Decolonialismo, inclusão e questões étnico-raciais no ensino e práticas do Design: uma perspectiva a partir de Instituições de Ensino”. O evento acontecerá on-line, por meio do canal do Prospecções no YouTube, às 19h.

Nesta edição, a mesa será composta pelos professores convidados, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) da Paraíba, Itamar Ferreira e Lívio Silva, e terá a mediação do professor Célio Teodorico, da Udesc Ceart.

De acordo com a professora Anelise Zimmermann, chefe do DDE e com Célio Teodorico, o evento surgiu a partir de uma demanda dos estudantes, o que despertou a importância de um tema, social e vigente, ser levado para o debate dentro das relações em sala de aula. “Além disso, o campo do Design está em constante transformação: quando a sociedade muda ou exige mudanças, as formas de pensar e fazer Design também precisam mudar, é necessário rever conceitos e se adaptar”, acrescentam os professores.

O evento é aberto ao público em geral, mas torna-se ainda mais importante aos estudantes e professores da área, que são responsáveis por transformações dentro do campo. O debate sobre o tema decolonialismo, ainda segundo os professores, pretende trazer mais compreensão sobre história, linguagem, símbolos, padrões e estética da imagem, aspectos que fazem parte da construção de um projeto de Design. “É imperativo que designers tenham uma formação ampla e de reflexão crítica nessas áreas a fim de apoiar a criação de trabalhos com consciência cultural”, dizem os professores.  Para eles, existem muitas lacunas na história do Design que negligenciam a exibição de um amplo espectro de linguagens visuais do passado e apontam a cultura afro-brasileira como periférica, ao passo que, na verdade, é a base central, cultural e do fazer criativo de todos. “Porém, só conseguimos perceber isso quando promovemos uma decolonização do olhar e a reflexão dessa nossa história, nos colocando dentro dela”, completam.

Próximos eventos
O Prospecções em Design, deve ter continuidade. A ideia, segundo a chefe do departamento, é trazer outros temas relevantes, além de estabelecer parcerias e projetos colaborativos com outras instituições, aproximando a comunidade acadêmica e profissional do Design brasileiro, a partir de novas perspectivas contemporâneas.


Sobre os convidados
Itamar Ferreira da Silva é professor doutor na UFCG. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Atualmente é professor associado e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design/CCT/UFCG. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Projeto de Produto. Possui como interesse de pesquisa assuntos referentes a design sustentável, biomimetismo, design inclusivo e de impacto social. É, também, avaliador de cursos do INEP.

Livio Silva é professor na UFCG; é mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Desde 1991 é professor da UFCG, onde ministra as disciplinas de Desenho Técnico e Arquitetônico com ênfase em Acessibilidade e Desenho Universal e Desenho Digital com o software DataCAD.

Serviço
O quê: 1ª edição do Prospecções em Design, “Decolonialismo, inclusão e questões étnico-raciais no ensino e práticas do Design: uma perspectiva a partir de Instituições de Ensino”;
Quando: 14 de outubro, quinta-feira, às 19h;
Onde: canal do YouTube;
Público-alvo: estudantes e professores de Design, e público em geral;

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h