Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/11/2022-09h25

Udesc Ceart realiza Oficina de Introdução ao Graffiti com artista chilena Monica Ancapi

Ofina tem 20 vagas e acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro no Departamento de Artes Visuais

 
Por meio do Programa de Extensão Ações Poéticas, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc),realiza nesta quinta e sexta-feiras, dias 1º e 2 de dezembro, a Oficina de Introdução ao Graffiti, com a artista chilena indígena Monica Ancapi.

A oficina inclui uma roda de conversa sobre práticas feministas descoloniais e a fala de Monica sobre a centralidade da natureza e sua descendência Machupe nos processos artísticos. A atividade prática de pintura acontecerá no prédio do Departamento de Artes Visuais do centro. Interessados podem fazer a inscrição via formulário eletrônico. No total são 20 vagas e as inscrições são gratuitas. Os participantes terão 12 horas de atividades que acontecem nos dois dias das 9h às 12h e das 14h às 17h.

A artista percorreu várias cidades pelo mundo e é conhecida como Santa Mônica. No Brasil é referência especialmente a artistas urbanos de São Paulo, onde reside na atualidade. A artista já participou de diversas residências artísticas, salões, bienais e concurso de arte pelo Brasil e no exterior. Possui obras em acervos em países como Argentina, Colômbia, Portugal, Espanha, Chile, Peru, Canadá, China e Brasil.

A artista chilena é formada em Artes Visuais e é nascida na cidade de Temuco. As suas obras são dedicadas especialmente aos animais e aos reflexos femininos. Sua arte urbana interage com outras intervenções e geralmente não repete os trabalhos já desenvolvidos. “Como artista me inspiro e desenvolvo a minha poética de criação de obras no universo feminino e animais, mesclando com seus personagens de inspiração da natureza e que são os temas centrais do contexto das criações. Dando uma chance de tocar a natureza e a reverenciar, por que ela é a inspiração.”, descreve Mônica sobre seu trabalho na sua página na internet.

O objetivo da oficina é dar início à arte do graffiti, por meio da atividade de pintura em local ainda a ser definido pelo DAV, em parede externa ao prédio. A atividade é direcionada para pessoas jovens e adultas, propondo um exercício de criatividade e estimulando a capacidade infinita de cada participante para se expressar de forma espontânea e livre seu universo, descrevem os organizadores.


SERVIÇO
O quê: Oficina de Introdução ao Graffiti, com a artista chilena Santa Monica;
Quando: 1 e 2 de dezembro de 2022, das 9h às 12h e das 14h às 17h;
Local: Sala de Pintura - Departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart, em Florianópolis;
Inscrições: pelo formulário online (os selecionados receberão e-mail de confirmação);
Quanto: gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-835 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h