Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/11/2022-09h52

Udesc Ceart realiza palestra sobre processo de construção de performance musical nesta quinta

Ministrada pelo artista e professor da Universidade Federal de Góias (UFG), David Castelo, a palestra acontece no DMU

 

O Departamento de Música (DMU), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza a palestra “Processos de construção da performance de Pythagoras”, nesta quinta, 1º de dezembro, às 18h . A apresentação é gratuita e acontece no auditório do DMU da Udesc Ceart.

Ministrada pelo artista e professor da Universidade Federal de Góias (UFG), David Castelo, a palestra terá como objetivo apresentar o processo de construção da performance da obra do professor Luigi Antonio Irlandini, do DMU da Udesc Ceart, Pythagoras, para a flauta doce tenor solo.

De acordo com o professor Luigi, o artista conduzirá a palestra mostrando exemplos com o instrumento, apontando sobre os diversos níveis de dificuldades na técnica, questões de interpretação da notação musical, timbre e escolha do instrumento, e em seguida, ele tocará a obra na íntegra. Apesar da relação direta com o projeto de pesquisa do professor Irlandini, ele aponta que as atividades se encaixam na linha de pesquisa Processos Criativos do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), e na série de eventos Ressonâncias, do PPGMUS.

Além da palestra, na quarta-feira, 30 de novembro, às 19h30, acontece o concerto gratuito com o palestrante, no Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, localizado na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. No recital serão apresentadas as obras contemporâneas e barrocas dos artistas Georg Philipp Telemann, Isang Yun e do professor Luigi.

Toda a comunidade acadêmica e o público interessado em performance musical estão convidados para prestigiar os eventos. Serão disponibilizados certificados de 1h30 para quem participar da palestra, e de 1h para quem assistir o concerto. 

Sobre o ministrante
David Castelo possui graduação em bacharelado em Música pela Faculdade Santa Marcelina, localizada em São Paulo. Mestrado em Música do Conservatório Real de Haia na Holanda, e doutorado em Música pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente é professor na UFG, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Flauta Doce, atuando principalmente nos seguintes temas: performance musical, flauta doce, música contemporânea, música brasileira e música antiga.

Serviço 1
O quê:
Concerto com David Castelo - Música Contemporânea e Barroca para flauta doce solo;
Quando: no dia 30 de novembro, às 19h30;
Onde: Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, na Rua Francisca Luiza Vieira, 220, Lagoa da Conceição, em Florianópolis;
Quanto: gratuito.

Serviço 2
O quê:
Palestra "Processos de Construção da Performance de Pythagoras, de Luigi Antonio Irlandini";
Quando: no dia 1º de dezembro, às 18h;
Onde: no auditório do DMU da Udesc Ceart;
Quanto: gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h