Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/11/2022-14h35

Udesc Ceart realiza roda de conversa sobre os 10 anos de cotas nesta sexta-feira

Evento acontece dentro da programação do Mês da Consciência Negra organizada pelo Nudha e o Ceart Aberto

 
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha) e do projeto Ceart Aberto, realiza nesta sexta-feira (25) a roda de conversa “10 anos de cotas”, no auditório do Bloco Amarelo, a partir das 16h.

O evento é mais uma das atividades realizadas em alusão ao Mês da Consciência Negra no centro de ensino. Aberto à comunidade, é necessário fazer a inscrição pelo formulário eletrônico. Serão emitidos certificados de 4h aos participantes. 

Participam da mesa a estudante do curso de Moda, Jutyara Mendes da Rosa, a pedagoga, técnica em educação e fundadora do núcleo, Maria Aparecida Clemêncio, a cantora, educadora musical e egressa da Udesc Ceart, Elô Gonzaga, o artista e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Ceart, Maurício Igor e a presidenta da Comissão de Ações Afirmativas e Diversidades da Udesc e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Udesc, Maria Helena Tomaz. A mediação será feita pelo estudante da Udesc Ceart e pesquisador do Nudha, Greg Malaquias. “A atividade traz a discussão em torno dos 10 anos de cotas nas universidades a partir das múltiplas perspectivas dessas pessoas negras, que compõem a mesa, que estão relacionadas à Udesc”, acrescenta a coordenadora do Nudha, professora Débora Pazetto.


10 anos de cotas
A Lei de Cotas, Lei 12.711/2012, completou 10 anos no dia 22 de agosto de 2022. Ela determina que 50% das vagas em universidades e institutos federais sejam destinadas para pessoas que estudaram em escolas públicas, no Brasil. Assim, a lei prevê a reserva de vagas para grupos específicos: pessoas autodeclaradas petas, pardas e indígenas e pessoas de baixa renda, que recebem até meio salário mínimo de renda mensal familiar por pessoa.

Cotas Udesc
Na Udesc existe o Programa de Ações Afirmativas, instituído em 2011 pelo Conselho Universitário (Consuni). Desde então a universidade tem  reservado vagas, no vestibular, destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino (20%) e para candidatos negros (10%).

Informações adicionais
Saiba mais sobre os eventos do Nudha no Mês da Consciência Negra aqui
Conheça o perfil do Nudha no Instagram: nudha.ceart 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 




galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h