Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/05/2022-18h18

Udesc Ceart realiza segunda etapa do ciclo de formação com funcionários terceirizados

Ação foi realizada pelo Departamento de Artes Cênicas

O professor do DAC, Vicente Concílio, ao centro, com os  trabalhadores terceirizados na oficina. Foto: Emili Vaz Leal.
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou nesta sexta-feira (27) a segunda etapa do Ciclo de Formação em Artes, Design e Moda com os funcionários terceirizados que atuam no centro. 

O encontro foi dividido em duas partes, iniciando com jogos e atividades lúdicas que provocassem a consciência e a disponibilidade corporal. A segunda voltada para os jogos que mesclam atividades de “Teatro Imagem” e “Teatro Fórum”, propostas do Teatro do Oprimido, desenvolvidas por Augusto Boal. Houve a reflexão sobre situações de opressão que surgem no cotidiano das relações, dentro e fora do Ceart e como agir diante delas no sentido de evitar sua continuidade. 

A atividade foi ministrada pelo professor Vicente Concilio, com o apoio dos estudantes Emili Vaz Leal e Luccas Gabriel Rau Oliva, e consistiu na apresentação da linguagem teatral por meio da reflexão sobre "o que o teatro pode fazer por nós". Segundo Vicente a dinâmica partiu de jogos teatrais e foi encerrada com uma ótima improvisação entre a equipe. Os participantes foram divididos em três grupos que puderam compartilhar situações vivenciadas em seus locais de trabalho.  

Para Fabiana Machado, trabalhadora terceirizada que atua na recepção da Udesc Ceart, o momento foi de valorização aos terceirizados. "A gente acaba convivendo mais nos nossos locais de trabalho, do que propriamente em casa", afirma Fabi, como é chamada pelos amigos do centro. Ela ainda diz que é uma oportunidade de integração e de se sentirem como parte da comunidade acadêmica. "Ações como esta são importantes para cada um de nós e nossa formação, além de conhecermos ainda mais o que a Udesc oferece", finaliza. 

O Ciclo percorrerá todos os departamentos da Udesc Ceart, com atividades de formação e com emissão de certificado. A ação faz parte do plano da gestão 2021-2025, nos eixos: formação, diálogo e resistência e, também, gestão participativa e dialógica.  

Confira na galeria abaixo os registros do ciclo feitos pelo professor Vicente e pela estudante Emili.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350    




galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h