Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/10/2022-17h56

Udesc Ceart realiza seminário sobre a Bienal do Sertão nesta quinta-feira

Evento tem o propósito de difundir e preparar a próxima edição da bienal, que será anunciada em 2023

Imagem: Divulgação.

O Departamento de Artes Visuais (DAV) e o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza nesta quinta-feira (13), às 19h, o seminário “Bienal do Sertão de Artes Visuais”. Sob a curadoria do escritor, curador e historiador Denilson Conceição Santana, o evento acontece no Auditório do Bloco Amarelo.

Realizado em várias cidades do Brasil, sendo elas: Feira de Santana, Petrolina, Vitória da Conquista, Brasília, Teresina, Porto Alegre, São Paulo, o seminário chega agora em Florianópolis. De acordo com os organizadores, o intercâmbio entre cidades pretende valorizar arte, educação e pesquisas pedagógicas na área de História da Arte e Arte Contemporânea no país, a partir da região do Sertão brasileiro. 

Um dos objetivos do evento é o de difundir e preparar a próxima edição da Bienal do Sertão de Artes Visuais, que será anunciada em janeiro de 2023 com edital público para participação de artistas e colaboradores. Além disso, o encontro  tem como objetivo promover propostas de obras de arte e projetos curatoriais para a região do Sertão brasileiro e facilitar o diálogo crítico das práticas artísticas atuais, com o emparelhamento regional e global, nos seus desafios e oportunidades.

A quinta edição da bienal foi intitulada como “Oceano Imóvel”, pois de acordo com o Denilson “tem relação de como a área do sertão é associado em sinônimos de dicionários antigos, e que neste momento ímpar e de crucial atenção, em particular ao mundo das artes e espetáculos, onde a crise gerada pela pandemia fez-nos, por um lado abdicar da exposição física de obras e permitir assim uma curadoria orientada por vazão virtual”. A conversa é gratuita e tem o intuito de atingir artistas, estudantes, pesquisadores em arte, professores e o público em geral.

Sobre a bienal
Criada em 2012, tornou-se um espaço de reflexão e entusiasmo pela valorização do sertão, que de acordo com os organizadores do evento, andava carente de tal afirmação como valor cultural e de avantajadas possibilidades artísticas. A bienal trata-se de um evento itinerante, contemporâneo e de cunho histórico formativo, que propõe atividades artísticas de exposição, intercâmbios e de diálogos em artes visuais. Como é uma instituição sem fins lucrativos, tem como meta principal a participação unânime de artistas, estudantes, professores, interessados no assunto de todas as localidades e nações.

Sobre o ministrante
Denilson Conceição Santana é escritor, curador e historiador há mais de 20 anos. Possui graduação em licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior, pela Faculdade São Luís. Possui livros na área de história, filosofia e arte contemporânea. Participou de dezenas de exposições como artista e curador. É o idealizador da Bienal do Sertão de Artes Visuais e do Museu de Arte Contemporânea do Recôncavo.

Para mais informações sobre a bienal acesse o Instagram @bienaldosertaov e o site da Bienal do Sertão de Artes Visuais

Serviço
O quê: Seminário "Bienal do Sertão de Artes Visuais";
Quando: na quinta-feira, 13 de outubro, às 19h; 
Onde: no Auditório do Bloco Amarelo, na Udesc Ceart;
Quanto: gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h