Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/09/2021-21h22

Udesc Ceart realiza última roda de conversa de 2021 da série sobre crianças e infâncias nesta quarta

Imagem: divulgação.
O Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha), do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza com o apoio do grupo de pesquisa mei - música, educação e infância, do Programa de Pós-Graduação em Música (PPPGMus) do Ceart, a 4ª e última roda de conversa da série “Conversas sobre Crianças e Infâncias na Atualidade”. O encontro acontecerá nesta quarta-feira (22), às 18h30, no canal do YouTube do Nudha

Em sua última edição de 2021, o evento desta quarta traz os professores Sandra Cunha do Departamento de Música (DMU) e do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) e Diego de Medeiros Pereira, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) e do Programa de Pós-Graduação em Teato(PPGT), da Udesc Ceart. Eles farão uma conversa sobre arte e infância, em debate acerca de ações que englobam a prática artístico-pedagógica e trabalhos de pesquisa nas áreas da Música e do Teatro no âmbito do Centro de Artes da Udesc.

A conversa é aberta e gratuita, voltada para estudantes, docentes e para quem realiza pesquisa com e sobre crianças na arte, com especial foco na música e no teatro. Para a professora Sandra Cunha, também organizadora das rodas, pessoas que de algum modo atuam com crianças e realizam pesquisas sobre o tema têm junto de si o desafio de empreenderem reflexões, pois “esse ponto, o de pensar as crianças de modo contextualizado, coloca-se como fundamental para a formação e atuação docentes para que possamos construir espaços e tempos promotores das escutas das múltiplas vozes infantis, com vistas à promoção da participação cidadã”, afirma.

Desde junho os eventos debateram, partindo da concepção de infância como construção sócio-histórica e das crianças como sujeitos de direitos, conversas sobre direitos das crianças, infância e raça, crianças e TDIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação). “A presença de interessados nos encontros e as questões colocadas nas perguntas nos chats dos eventos demonstram a pertinência das conversas sobre o tema, discussões e estudos que têm acontecido em outras áreas de conhecimento desde o início dos anos 2000 no Brasil”, finaliza Sandra.

Para 2022, o projeto deve continuar contando com a parceria do Nudha, mas se amplia e promete novas conversas a partir de um novo núcleo de estudos: o Núcleo Arte e infância do Ceart, coordenado pelos professores Sandra e Diego.

Sobre os professores

Sandra Cunha é professora do DMU e do PPGMUS da Udesc Ceart. Líder do Grupo de pesquisa mei: música – educação - infância, vinculado ao PPGMUS. Doutora em Educação pela FEUSP, com Pós-doutorado pela mesma instituição. Mestre em Artes pela ECA/USP, graduada em Instrumento-Piano, licenciada em Música e especialista em Educação Musical pela UFG. Os estudos e investigações mais recentes têm se constituído com base nas interlocuções entre música, infância e educação, com o objetivo de pensar o lugar das crianças na Educação Musical, a partir de marcadores como processos artísticos participativos e criativos, e aprendizagens colaborativas intergeracionais e intrageracionais.

Diego de Medeiros Pereira é doutor e mestre em Teatro (2015 e 2011). Licenciado em Artes Cênicas (2007). Docente do DAC e do PPGT da Udesc Ceart, e também do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes). Autor do livro: “Teatro na Formação de Professores da Educação Infantil” (2015). Líder do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs) e coordenador do Programa de Extensão “Teatro e Infâncias”. Pesquisa relações entre teatro e infância, drama e formação de professores/as. Ator, dançarino e diretor de teatro. Coordenador da Trupe da Alegria – grupo teatral formado por profissionais da Educação Infantil de Florianópolis (SC).

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h