Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/05/2023-18h59

Udesc Ceart realiza visita ao MPSC para apresentar o centro e propor parceria

Promotor Dr. Jádel ao lado da equipe do Ceart e da Dra. Daniela Felix (na ponta, à direita). Foto: MPSC.
Apresentar o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) seu histórico de ações e produções com destaque às políticas educacionais e institucionais no campo dos Direitos Humanos, Diversidades e Ações Afirmativas, foi o objetivo inicial do encontro entre membras do centro com o promotor Dr. Jádel da Silva Junior, que aconteceu na tarde desta terça-feira, 30 de maio, na 40ª Procuradoria de Justiça (PJ) da Comarca da Capital. 

Na ocasião, estavam presentes a diretora-geral da Udesc Ceart Daiane Dordete, a advogada Dra. Daniela Felix, e as membras da Comissão de Enfrentamento à Desinformação do Ceart, professora Anelise Zimmerman e a técnica universitária Heloíse Guesser, que entregaram materiais produzidos pelo Ceart, utilizados para a divulgação do centro. 

Dr. Jádel, atualmente, coordena o Centro de Apoio Operacional Criminal e de Segurança Pública e o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A aproximação com o MPSC vem ao encontro das atividades que a equipe diretiva e a comissão pretendem realizar ao longo de 2023.

“Desde abril desse ano a Udesc Ceart iniciou as conversas para a formação da Comissão de Combate à Desinformação. A partir dela e por diferentes motivos e acontecimentos, dentro e fora da universidade, que vem ocorrendo desde o retorno às atividades presenciais, a equipe diretiva do centro planeja ações específicas e pedagógicas para serem realizadas com a comunidade acadêmica”, explica a diretora Daiane Dordete.

Ainda, de acordo com a diretora, inicialmente as ações devem ser feitas em formato de debates e conversas, com a participação de pessoas que trabalham nas mais diferentes áreas e que combatem direta ou indiretamente as Fake News e ideais fascistas, temas do manifesto CEART ANTIFA: Antifascista e Antifakenews. Oficinas e outras atividades práticas, também poderão acontecer, para envolver cada vez mais professores, técnicos e estudantes.

A advogada Daniela Felix relatou à Promotoria os recentes casos que Diretora e Membras do Centro têm enfrentado, de falsas denúncias de crime de “apologia ao nazismo”, apresentando os materiais objetos de denúncias midiáticas, e requerendo o acompanhamento, por ser este o órgão responsável pela temática no Ministério Público de Santa Catarina.


Na conversa, o promotor explicou sobre o trabalho do Núcleo Especial de Atendimento a Vítimas de Crimes (NEAVIT) que atende de forma integral vítimas de crimes cometidos com violência e grave ameaça, e familiares. Segundo ele, o núcleo garante apoio humanizado, acompanhamento e acesso ao direito à informação, além de orientação jurídica, proteção, reparação, participação e encaminhamento para acolhimento psicológico, social e de saúde.

De acordo com o Ministério Público “o NEAVIT pretende acompanhar a vítima desde o primeiro momento da prática do crime até a etapa final do processo, passando pela fase judicial (segunda fase da persecução penal) e da execução penal. A rede de atendimento, apoio e acompanhamento a vítimas de crimes é constituída por um conjunto de órgãos, serviços, programas e projetos de organizações governamentais e não governamentais, que articulam um fluxo intersetorial e interdisciplinar de atendimento capaz de acolher com maior efetividade às necessidades da vítima”.

Jádel disse ainda que o MPSC quer atuar cada vez mais de forma educativa, além da atuação dos procedimentos cíveis e criminais que são escopo do órgão, e que ações em parceria com universidades são importantes na formação das pessoas e da sociedade.

Em breve, a equipe da direção do centro e os membros da comissão deverão realizar uma reunião para que o planejamento com cronograma seja apresentado, para dar início as atividades.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h