Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/02/2023-17h05

Udesc Ceart recebe inscrições até 3 de março para cursos de mestrado e doutorado em Artes, Design e Moda

O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas até a sexta-feira da próxima semana, 3 de março, para os processos seletivos de novos alunos regulares aos programas de pós-graduação em Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Moda e Música.

As inscrições, que iniciaram em 06 de fevereiro, são para cursos de mestrado e doutorado. As diferentes etapas dos processos seletivos ocorrem ao longo deste semestre, e os candidatos aprovados iniciam as aulas em agosto.

Neste ano, haverá a implementação da Política de Ações Afirmativas na Pós-Graduação do Centro de Artes, Design e Moda, regulamentada em setembro pelo Conselho de Centro (ConCeart). A maioria dos programas de pós-graduação da Udesc Ceart já contava com reserva de vagas para ações afirmativas, porém de forma diferente entre si. Agora, a política regulamenta a reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, com deficiência, quilombolas, trans e pertencentes a outros grupos sociais de forma equiparada para os programas de pós-graduação da Udesc Ceart, com porcentagem mínima de 40% de vagas reservadas para ações afirmativas no ingresso e também na distribuição de bolsas.

A seguir, confira as informações detalhadas para inscrições de alunos regulares em cada programa.

Artes Cênicas

Aluno regular – PPGAC

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) oferece mestrado e doutorado em Artes Cênicas, em quatro linhas de pesquisa: Corpo, Performatividade e Teatro de Animação; Imagens Políticas; Pedagogia das Artes Cênicas; e Teatro, Sociedade e Criação Cênica.

As inscrições para alunos regulares estarão abertas até 03 de março de 2023 pelo formulário online disponível no edital. Estão disponíveis até 17 vagas do curso de mestrado – sendo destas, até 10 vagas para ações afirmativas – e até 16 vagas do curso de doutorado, sendo até 10 para ações afirmativas.

As etapas do processo seletivo envolvem análise do projeto de pesquisa, prova escrita de conhecimento e entrevista. Mais informações no Edital Ceart nº 039/2022 e na página do PPGAC.

Artes Visuais

Aluno regular - PPGAV

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) oferece mestrado e doutorado, em três linhas de pesquisa: Processos Artísticos Contemporâneos; Teoria e História das Artes Visuais; e Ensino das Artes Visuais.

Para 2023 estarão disponíveis para alunos regulares até 18 vagas no curso de mestrado – sendo 10 para ações afirmativas – e até 10 vagas no curso de doutorado, sendo seis destas para ações afirmativas. Há, ainda, duas vagas suplementares para estudante estrangeiro com bolsa do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) do CNPQ, uma para mestrado e outra para doutorado.

As inscrições poderão ser realizadas até 03 de março pelo formulário online disponível no edital. O processo seletivo envolverá análise do projeto de pesquisa e portfólio dos candidatos, prova escrita, análise do currículo e entrevista.

Mais informações no Edital Ceart nº 038/2022 e no site do PPGAV.

Design

Aluno regular - PPGDesign

O Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) oferece mestrado e doutorado e é composto por três linhas de pesquisa: Interfaces e Interações Físicas; Interfaces e Interações Cognitivas; e Organização e Fatores Humanos.

As inscrições para alunos regulares estarão abertas até 03 de março de 2023 pelo formulário online disponível no edital. Serão preenchidas até 10 vagas do curso de mestrado e até 10 vagas do curso de doutorado. Destas, serão destinadas até cinco vagas para ações afirmativas no mestrado e cinco para o doutorado. Há, ainda, duas vagas suplementares para estudante estrangeiro com bolsa do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) do CNPQ, uma para mestrado e outra para doutorado.

As etapas do processo seletivo envolvem exame de proficiência na língua inglesa, redação temática, entrevistas e análise do projeto de pesquisa e currículo. Mais informações no Edital Ceart nº 040/2022 e na página do PPGDesign.

Moda

Aluno regular – PPGModa

O Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa) oferece curso de mestrado profissional em Design de Vestuário e Moda, nas seguintes linhas de pesquisa: Design de Moda e Sociedade; Design e Tecnologia do Vestuário.

As inscrições para alunos regulares estarão abertas até 03 de março de 2023 pelo formulário online disponível no edital. Estão disponíveis até 16 vagas para o mestrado, sendo oito para ações afirmativas. Há, ainda, uma vaga suplementar para estudante estrangeiro com bolsa do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) do CNPQ.

O processo seletivo será composto de avaliação do pré-projeto de pesquisa e entrevista. Mais informações no Edital Ceart nº 037/2022 e na página do PPGModa.

Música

Aluno regular – PPGMUS

O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) oferece mestrado e doutorado em Música. Neste edital, estão disponíveis até 20 vagas de mestrado e doutorado - sendo até 12 para ações afirmativas - em duas linhas de pesquisa: Educação Musical e Processos Criativos. Há, ainda, duas vagas suplementares para estudante estrangeiro com bolsa do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) do CNPQ.

As inscrições para alunos regulares estarão abertas até 03 de março de 2023 pelo formulário online disponível no edital. O processo seletivo será composto por análise do projeto de pesquisa, prova dissertativa e entrevista.

Mais informações no Edital Ceart nº 042/2022 e na página do PPGMUS.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h