Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/09/2020-17h49

Udesc Ceart receberá mais de R$ 247 mil de emenda parlamentar

Recursos serão utilizados para ações de atividades culturais nas áreas da pesquisa, ensino e extensão

 
Deputada Luciane Carminatti (centro) e membros do Ceart em visita à Alesc antes da pandemia. Foto: Div.
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá mais de R$247 mil. São recursos provenientes de uma emenda parlamentar proposta pela deputada estadual Luciane Carminatti (PT). A emenda foi aprovada após a apresentação de um plano de trabalho e está tramitando no governo, atualmente, encontra-se na Casa Civil, para descentralização orçamentária.

Os recursos serão destinados para custear ações de atividades culturais, tanto de difusão, quanto de formação, resultantes das ações do centro na área da pesquisa, ensino e extensão, abrangendo a graduação e a pós-graduação, assim beneficiando as atividades estudantis e os cinco departamentos do Ceart. “Nós alocamos recursos em pessoa física, pessoa jurídica, passagens, material de consumo, e premiações culturais e artísticas”, explica o diretor de Administração do centro, Gustavo Araújo.

A diretora geral do Ceart, professora Cristina Rosa afirma que o recurso é importante para atender uma grande demanda do setor artístico, que segundo ela foi um dos setores mais atingidos pela pandemia. “Além disso, esse recurso vai atender aos departamentos do Centro de Artes, que com o valor destinado poderão divulgar e apresentar os projetos junto à comunidade”.
Para um primeiro momento em que as atividades estão acontecendo remotamente, em decorrência à pandemia do novo Coronavírus, os recursos serão utilizados em atividades de formação “de modo que possam ser propostos cursos, palestras, oficinas online, entre outras atividades”, acrescenta Gustavo Araújo.

Para a diretora de extensão, cultura e comunidade do Ceart, Daiane Dordete, a emenda é um reconhecimento dado pelo Estado à universidade: "Esta emenda impositiva, apresentada pela deputada Luciane Carminatti e aprovada pela plenária da Alesc em 2019, é um importante reconhecimento para as contribuições que o Centro de Artes da Udesc realiza há 35 anos à arte e à cultura de Santa Catarina. O recurso é muito importante para a qualificação de ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura realizadas por docentes, discentes e técnicas e técnicos da Udesc Ceart, e possibilitará o desenvolvimento de atividades de formação e difusão artístico-culturais que envolverão tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade, contribuindo também no fomento ao setor produtivo da cultura catarinense, tão afetado pela pandemia de Covid-19 e pelas medidas sanitárias de contenção do vírus.”

Saldos para 2021
A expectativa de toda a equipe diretiva do Ceart é que os saldos não utilizados neste ano sejam recebidos no ano que vem. “Se tudo correr bem para o próximo ano, com um melhor cenário do que o atual, diante da pandemia, poderá ser possível, atividades presenciais e poderemos realizar ainda mais ações, como a promoção de espetáculos, atividades nas escolas, centros culturais e outras que permitam o acesso do público, presencialmente. Estamos torcendo para isso", finaliza Gustavo Araújo.

O processo pode ser visualizado via Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGPe) com o código SCC 4585/2020.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Carminatti
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h