Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/03/2022-14h45

Udesc Ceart retorna às aulas 100% presenciais na segunda-feira 28 de março

Última fase prevista para o retorno presencial vale para estudantes de graduação e de pós-graduação

Udesc Ceart estabeleceu a obrigatoriedade do uso da máscara. Imagem: Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart.
Na segunda-feira, 28 de março, terá início o 1º semestre letivo de 2022 para estudantes de graduação da Universidade de Santa Catarina (Udesc), e o início das aulas 100% presenciais para graduação e pós-graduação no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc. Esta é a última fase de retorno presencial das atividades da Udesc Ceart, estabelecida no Plano de Contingência (Plancon) do centro de ensino.

Apesar de a Udesc ter definido a data de retorno presencial integral das aulas na universidade para o dia 4 de abril, a comissão Plancon e o Conselho de Centro (Concentro) do Ceart deliberaram pela manutenção do retorno das aulas presenciais para a segunda-feira, data que já havia sido estipulada em dezembro de 2021 por estas instâncias. Desde fevereiro deste ano, diversas disciplinas práticas de graduação, represadas devido à pandemia de Covid-19 já foram repostas. Algumas atividades de pesquisa e extensão também já vêm ocorrendo de modo presencial no centro.

Os eventos abertos ao público externo também poderão ser realizados a partir de 28 de março, seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pela Resolução Nº 03/2022 - Concentro (presentes também na 5ª. Edição do Plancon Ceart), e mediante aprovação da chefia de departamento ou Direção Administrativa.

Obrigatoriedade de vacinação contra Covid-19

A Resolução Nº 20/2022 do Conselho Universitário (Consuni), que dispõe sobre a vacinação contra a Covid-19 e sobre o uso de máscaras no ambiente universitário, manteve a obrigatoriedade da vacinação para toda a comunidade acadêmica da Udesc.

Estudantes de graduação e pós-graduação têm até o dia 11 de abril para incluir o comprovante de vacinação (carteirinha de vacinação digitalizada ou comprovante do ConectSUS) no sistema de gestão acadêmica (SIGA). Após a data, quem não inserir o comprovante no sistema terá a matrícula trancada, sem perda de vínculo e sem contagem do semestre de trancamento para integralização curricular, e só poderá voltar às aulas na universidade no semestre seguinte.

Para o semestre 2022/1 será aceita a comprovação da 1ª dose, nos casos dos estudantes que ainda não têm o esquema vacinal completo. A partir do semestre 2022/2, a apresentação do comprovante de vacinação deverá ser realizada na matrícula e rematrícula, como documento obrigatório, sendo necessária a comprovação do esquema vacinal completo (duas doses).

Caso o estudante não possa se submeter à vacinação, deverá inserir no SIGA laudo médico que comprove e fundamente a razão clínica da não imunização.

Acesse o tutorial para inserção do comprovante de vacinação contra Covid-19 no SIGA, clicando aqui

Uso obrigatório de máscaras

A resolução do Consuni, acima mencionada, delegou aos centros de ensino o regramento para o uso de máscaras em seus espaços, bem como para a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para participantes de eventos e atividades abertas ao público externo em seus ambientes.

Com isso, a Resolução Nº 03/2022 do Concentro Ceart tornou obrigatório o uso de máscaras de  proteção individual de forma adequada, preferencialmente do tipo PFF2, N95 ou tripla camada cirúrgica, cobrindo nariz e boca, em todos os ambientes fechados e cobertos do centro, não só para a permanência, mas como para a entrada e a circulação nos ambientes do Ceart.

A obrigatoriedade se estende a todas as atividades: administrativas, de ensino, de pesquisa, de extensão, de cultura, entre outras. “A ausência do uso de máscaras facilitaria a disseminação da contaminação por Covid-19, colocando a saúde da comunidade acadêmica em risco e prejudicando o andamento das atividades”, afirma a diretora-geral do Ceart, Daiane Dordete, que reforça ainda que o Ceart disponibiliza gratuitamente máscaras de tripla camada cirúrgica, na recepção, para retirada.

Suspeitas e confirmações de Covid-19

Em caso de suspeita ou confirmação de Covid-19, os estudantes, assim como servidores, não deverão frequentar a Udesc Ceart. É necessário preencher o formulário eletrônico (clique aqui) de suspeita ou confirmação de Covid-19, e solicitar regime de atividades especiais, no caso de estudantes. O regramento para a solicitação está em andamento, e em breve será divulgado.

Alimentação no Campus 1

Uma das dúvidas que os estudantes têm enviado aos dirigentes é sobre os espaços para alimentação, como o Restaurante Universitário (RU), cantinas e lanchonetes. O restaurante universitário do Campus 1 da Udesc, em Florianópolis, está passando por reformas, e as lanchonetes estão em processo licitatório. “Deste modo, neste momento inicial de retorno presencial das aulas, a Udesc Ceart, juntamente a outros centros do campus, está tentando disponibilizar autorização para funcionamento de food trucks até que restaurante e lanchonetes voltem a operar”, informa a diretora-geral, Daiane.

De acordo com a equipe diretiva do Centro de Artes, Design e Moda, até finalizarem os processos, o espaço da lanchonete da Udesc Ceart estará aberto e disponível para uso da comunidade acadêmica, contando com mesas, cadeiras, micro-ondas, e infraestrutura que permite o aquecimento e o consumo de refeições trazidas de casa.

Links importantes

Resolução 003/2022 do Conceart: clique aqui.
Resolução 020/2022 do Consuni: clique aqui.
Suspeita de Covid-19: acesse aqui o formulário.
Acesse o tutorial para inserção do comprovante de vacinação contra COVID-19 no SIGA, clicando aqui.
Consulte informações e orientações sobre o combate à COVID-19 na Udesc Ceart visitando a página Ceart Contra o Coronavirus.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
+55 (48) 3664-8350


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h