Curso gratuito promovido pelo Nudha e pelo Programa Diálogos Recíprocos atendeu vinte participantes.
Vinte participantes realizaram a oficina. Foto: Divulgação.
O último encontro da oficina gratuita de Dança Afro, promovida pelo Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha) e pelo Programa de Extensão Diálogos Recíprocos, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc, ocorreu em 25 de novembro. A atividade, iniciada em agosto deste ano, atendeu vinte participantes, entre estudantes do Ceart e integrantes da comunidade externa.
As aulas foram ministradas por Aldelice Braga (Nêga), dançarina e ativista do movimento afro-brasileiro. A proposta da oficina foi oferecer um espaço de vivência e aprendizado sobre as práticas e saberes artísticos do legado afrodiaspórico, estimulando a conexão com raízes culturais e valorizando a diversidade étnica e cultural brasileira.
Janaína Amorim, coordenadora do Nudha, destaca a relevância de oferecer iniciativas como essa no Ceart. “A importância está em valorizar a expressão artística e cultural de origem afro-brasileira, oportunizando a conexão das participantes com uma de nossas mais importantes raízes ancestrais, incentivando desta forma o respeito à diversidade cultural brasileira. Além de propiciar outros benefícios, como o fortalecimento da interação social promovendo a criação de vínculos com o grupo e consigo mesma, estimulando o autocuidado físico e mental”, diz.
Ela complementa que: “A dança africana e afro-brasileira traz em si uma complexidade, não é apenas uma modalidade de dança, com a valorização da autoestima e processos de cura, que envolvem várias dimensões da vida”.
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350