Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/04/2020-18h15

Udesc divulga dicas para ajudar servidor em trabalho remoto a cuidar da saúde mental

Orientações foram elaboradas por técnica que é engenheira de Segurança do Trabalho - Foto: Pexels
A Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), organizou uma série de recomendações para auxiliar servidores da instituição que fazem teletrabalho a cuidarem da saúde mental no período de restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

O material foi elaborado com base na cartilha "Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia de Covid-19", da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A técnica Fabíola Provensi, que atua como engenheira de segurança do trabalho na CDH, ressalta que as dificuldades na organização do home office podem impactar a saúde mental e a estrutura familiar dos servidores, gerando sobrecarga e maior vulnerabilidade psíquica.

"Sentimentos de ansiedade, impotência, angústia e falta de reconhecimento podem ser observados nessas situações e, portanto, é preciso dar atenção especial à saúde mental", afirma Fabíola.

Confira as orientações

  • Realize atividades que auxiliem na redução do nível de estresse, como leitura, exercícios de respiração, meditação e hobbies;
  • Respeite seus próprios receios e medos, assim como dos colegas, oferecendo ajuda e incentivando-os a conversarem com pessoas de confiança; 
  • Caso perceba que um colega de trabalho seja estigmatizado em função de sofrimento psíquico ou por estar contaminado pelo novo coronavírus, ofereça ajuda; caso não seja possível auxiliá-lo, recomende que busque ajuda junto à chefia, setorial de gestão de pessoas ou profissionais de saúde, quando necessário;
  • Fique atento ao uso abusivo do tabaco, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções;
  • Estimule ações compartilhadas de cuidado e solidariedade, evocando a sensação de pertencimento e conforto social;
  • Oriente a busca de informações em fontes fidedignas, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES);
  • Evite o excesso de informações e sugira essa atitude aos colegas.

Informações sobre Covid-19

Um dos materiais sugeridos para pesquisa de informações sobre o tema é a cartilha "Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia de Covid-19", da Fiocruz. Acesse a cartilha.

Informações e esclarecimentos sobre a Covid-19, inclusive manifestações clínicas da doença (que incluem febre, tosse, irritação na garganta, dores musculares e falta de ar), estão disponíveis no site da SES. O Governo de SC também criou uma rede de voluntariado que disponibiliza diversos serviços gratuitos. Saiba mais.

Apoio na universidade

No âmbito da Udesc, seguindo o protocolo institucional de atendimento na área de saúde, os servidores podem agendar atendimento junto ao Serviço Social para receber orientações e encaminhamentos necessários da técnica Salete Pompermaier, que é assistente social. Veja os contatos para atendimento.

A Udesc também elaborou um site com informações e ações de professores, técnicos, estudantes e egressos da universidade no combate à pandemia. Acesse em udesc.br/coronavirus.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cdh@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Orientações foram elaboradas por técnica que é engenheira de Segurança do Trabalho
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h